Serviço de Águas e Saneamento

Contactos | Horários

Telefone.: 289 599 500 - chamada local
Fax: 289 599 511
E-mail: geral@cm-albufeira.pt

Telefone.: 289 599 534  (disponível 24h) - chamada local
Horários de Atendimento Telefónico: 9h00 às 12h00

Atendimento Presencial para entrega de pedidos de abastecimento: 
Todos os dias úteis, das 09h00 às 16h00 (instalações dos Paços do Concelho)

Atendimento Presencial para questões técnicas:
Quartas-Feiras, das 9h00 às 12h30 (Instalações do Páteo)

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Serviço de Águas e Saneamento

Adira já ao Sistema de Faturação Eletrónica do Serviço de Águas da Câmara Municipal de Albufeira.

Preencha o documento de adesão e envie para o email: agua@cm-albufeira.pt

É mais rápido, cómodo e contribui para o equilíbrio do ambiente!

Regimento da Câmara Municipal de Albufeira
Nome Data do Documento Documentos
AG.65.04

Uso Industrial

Documentação necessária:

  • Licença de utilização (Habitacional ou outra)
  • Escritura ou Contrato de Arrendamento
  • Nº de Contribuinte
  • Bilhete de Identidade / Cartão do Cidadão
  • Declaração de IRS ou IRC
  • Certidão Comercial (se for uma empresa)

Nota: Documento original (Contrato de Fornecimento) a remeter pelos CTT ou a entregar pessoalmente, nos serviços camarários
 


Uso Doméstico

Documentação necessária:

  • Licença de utilização (Habitacional ou outra)
  • Escritura ou Contrato de Arrendamento
  • Nº de Contribuinte
  • Bilhete de Identidade / Cartão do Cidadão

​Nota: Documento original (Contrato de Fornecimento) a remeter pelos CTT ou a entregar pessoalmente, nos serviços camarários
 


Uso Comercial

Documentação necessária:

  • Licença de utilização (Habitacional ou outra)
  • Escritura ou Contrato de Arrendamento
  • Nº de Contribuinte
  • Bilhete de Identidade / Cartão do Cidadão
  • Certidão Comercial (se fôr uma empresa)
  • Declaração de IRS ou IRC ou Declaração de Início de Actividade caso tenha iniciado actividade este ano

​​Nota: Documento original (Contrato de Fornecimento) a remeter pelos CTT ou a entregar pessoalmente, nos serviços camarários
 


 

Formulários Associados

Uso Industrial | Uso Doméstico | Uso Comercial

Regimento da Câmara Municipal de Albufeira
Nome Data do Documento Documentos
AG.52.09
Regimento da Câmara Municipal de Albufeira
Nome Data do Documento Documentos
AG.93.01

A Câmara Municipal de Albufeira disponibiliza aos seus munícipes várias modalidades de pagamento para o serviço de águas:

ao balcão da Câmara Municipal de Albufeira
Pode pagar a sua factura nas instalações da C.M.A., até à data limite indicada, apresentando, para o efeito, a factura/recibo que lhe será enviada pelo correio. Ser-lhe-á fornecido recibo comprovativo do seu pagamento.

nas Estações de Correios
Até à data limite de pagamento indicada para o efeito na factura/recibo, deverá apresentar todo o documento recibo (Factura - Talão de controlo - Talão de leitura óptica). A vinheta e a marca do dia colocado pelos CTT fazem prova de pagamento.

na rede de Caixas Multibanco
Para o efeito utilize o seu cartão multibanco e o código secreto até à data limite de pagamento. Siga as instruções dadas no canto inferior esquerdo da página de rosto da factura/recibo. O talão emitido pela caixa automática faz prova de pagamento.

e Transferência Bancária
Todos os meses a factura ser-lhe-á enviada, para a morada que pretender, por forma a conhecer antecipadamente o valor que irá ser descontado na sua conta bancária, factura essa que servirá como recibo após boa cobrança.

Regimento da Câmara Municipal de Albufeira
Nome Data do Documento Documentos
AG.51.08

Uso industrial

Documentação  necessária:

  • Fotocópia da Licença de Utilização
  • Bilhete de Identidade / Cartão do Cidadão
  • Nº de Contribuinte
  • Escritura ou contrato de arrendamento
  • Fotocópia do IRS/IRC ou declaração de início de actividade se iniciou actividade no ano em curso, caso seja firma deve entregar certidão comercial e constituição da sociedade

Nota: Documento original (Contrato de Fornecimento) a remeter pelos CTT ou a entregar pessoalmente, nos serviços camarários


Uso doméstico

Documentação necessária:

  • Fotocópia da Licença de Utilização
  • Fotocópia do Bilhete de Identidade / Cartão do Cidadão
  • Fotocópia do nº de contribuinte
  • Escritura ou Caderneta de Registo Predial ou Modelo 1 do IMI ou Contrato de Arrendamento

Nota: Documento original (Contrato de Fornecimento) a remeter pelos CTT ou a entregar pessoalmente, nos serviços camarários


Uso comercial

Documentação necessária:

  • Fotocópia da Licença de Utilização
  • Fotocópia do Bilhete de Identidade / Cartão do Cidadão
  • Fotocópia do nº de contribuinte
  • Escritura ou contrato de arrendamento
  • Fotocópia do IRS/IRC ou declaração de início de actividade se iniciou a actividade no ano em curso, caso seja firma deve entregar certidão comercial e constituição da sociedade

Nota: Documento original (Contrato de Fornecimento) a remeter pelos CTT ou a entregar pessoalmente, nos serviços camarários


Obras

Documentação necessária:

  • Planta de localização (escala 1/2000 ou 1/5000), comprometendo-se pela construção de uma caixa de proteção ao contador e ao pagamento de todas as despesas com a referida operação
  • Certidão permanente (para empresas)
  • Fotocópia da Licença de Obras  
  • Bilhete de Identidade / Cartão do Cidadão
  • Nº de Contribuinte
  • Documento comprovativo do pagamento das taxas, em caso de obra sujeita a comunicação prévia

Nota: Documento original (Contrato de Fornecimento) a remeter pelos CTT ou a entregar pessoalmente, nos serviços camarários


Empresas habilitadas a proceder à ligação à rede de águas  e águas residuais domésticas e pluviais no âmbito do nº 6 do artº 82 do Decreto-Lei n.º 10/2024 de 8 de janeiro:
  • Candeias & Silva, Lda 
  • Construções JJR & Filhos S.A.
  • Hidralgar - Equipamentos Electromecanicos S.A.
  • Jevop SA
  • Jose De Sousa Barra & Filhos, Lda
  • L2 - Investimentos & Construção, Lda.
  • Maja Construções S.A.
  • Paulo Jorge Carreira Bento
Formulários Associados

Uso Industrial | Uso Doméstico | Uso Comercial | Obras

Regimento da Câmara Municipal de Albufeira
Nome Data do Documento Documentos
AG.53.11
Regimento da Câmara Municipal de Albufeira
Nome Data do Documento Documentos
AG.52.09

Pedido de Desistência de Consumo de Água

Regimento da Câmara Municipal de Albufeira
Nome Data do Documento Documentos
AG.54.02

No cumprimento do Decreto-Lei nº 97/2008, de 11 de Junho, o Município de Albufeira passa a cobrar, a partir do dia 1 de Novembro, a Taxa de Recursos Hídricos, em resultado do alinhamento da legislação nacional (Lei da Água) com as directivas comunitárias (Directiva nº 2000/60/CE).

A Taxa de Recursos Hídricos surge para compensar os custos associados às actividades de planeamento, protecção e gestão dos recursos hídricos e potenciar um uso eficiente dos mesmos, sendo a contribuição de cada utilizador proporcional ao uso que faz desses recursos.

Esta Taxa visa compensar:

  • O benefício que resulta da utilização privativa do domínio público hídrico;
  • O custo ambiental associado às actividades que possam causar um impacte significativo nos recursos hídricos;
  • Os custos administrativos inerentes ao planeamento, gestão, fiscalização e garantia da quantidade e qualidade das águas.

De acordo com o disposto no Despacho do Sr. Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional nº484/2009 de 8 de Janeiro, esta taxa tem de ser repercutida na faturação do utilizador final, não refletindo qualquer aumento de tarifário do Município. Assim, o valor da Taxa de Recursos Hídricos em 2025 para a água de abastecimento é de 0,0444€/m3 e 0,0090€/m3 para as águas residuais, sendo faturado mensalmente em função dos m³ consumidos.

Nota: Os valores constantes do tarifário de 2019 mantêm-se para o ano de 2025. 

Comunicação de leituras de consumo de água

 

O Sistema de Abastecimento de Água do concelho de Albufeira é constituído por duas Zonas de Abastecimento (ZA).

A globalidade da água distribuída na zona 1, que abrange todo o concelho , com a exceção da zona do Malhão,  é fornecida pela empresa Águas do Algarve através do sistema multimunicipal de abastecimento de água do Algarve.  Os pontos de entrega  são os Reservatórios do Bemparece, Mosqueira, Pinhal e Cerro do Ouro, com um volume total quem em 2024 rondou os 11 milhões de m3.

Na chamada Zona 2 (Malhão), a água é captada  numa captação  própria do Município de Albufeira, tratada com o sistema de cloro gás e posteriormente distribuída, cerca de 26 mil m3.

O Município de Albufeira fornece também água aos municípios de Loulé e Silves (abastecimento em alta).

Regimento da Câmara Municipal de Albufeira
Nome Data do Documento Descrição Documentos
Qualidade da Água - Janeiro a Março de 2025

Janeiro a Março de 2025

  • Abastecimento em Alta - Silves, do concelho de Albufeira
  • Abastecimento em Alta - Arieiro, do concelho de Albufeira
  • Zona 1 - Águas Superficiais
  • Zona 2 - Águas Subterrâneas
Qualidade da Água - Outubro a Dezembro de 2024

Outubro a Dezembro de 2024

  • Abastecimento em Alta - Silves, do concelho de Albufeira
  • Abastecimento em Alta - Arieiro, do concelho de Albufeira
  • Zona 1 - Águas Superficiais
  • Zona 2 - Águas Subterrâneas
Qualidade da Água - Julho a Setembro de 2024

Julho a Setembro de 2024

  • Abastecimento em Alta - Silves, do concelho de Albufeira
  • Abastecimento em Alta - Arieiro, do concelho de Albufeira
  • Zona 1 - Águas Superficiais
  • Zona 2 - Águas Subterrâneas
Qualidade da Água - Abril a Junho de 2024

Abril a Junho de 2024

  • Abastecimento em Alta - Silves, do concelho de Albufeira
  • Abastecimento em Alta - Arieiro, do concelho de Albufeira
  • Zona 1 - Águas Superficiais
  • Zona 2 - Águas Subterrâneas
Qualidade da Água -Janeiro a Março de 2024

Janeiro a Março de 2024

  • Abastecimento em Alta - Silves, do concelho de Albufeira
  • Abastecimento em Alta - Arieiro, do concelho de Albufeira
  • Zona 1 - Águas Superficiais
  • Zona 2 - Águas Subterrâneas
Qualidade da Água -Outubro a Dezembro de 2023

Outubro a Dezembro de 2023

  • Abastecimento em Alta - Silves, do concelho de Albufeira
  • Abastecimento em Alta - Arieiro, do concelho de Albufeira
  • Zona 1 - Águas Superficiais
  • Zona 2 - Águas Subterrâneas
Qualidade da Água - Julho a Setembro de 2023

Julho a Setembro de 2023:​​

  • Abastecimento em Alta - Silves, do concelho de Albufeira
  • Abastecimento em Alta - Arieiro, do concelho de Albufeira
  • Zona 1 - Águas Superficiais
  • Zona 2 - Águas Subterrâneas
Qualidade da Água - Abril a Junho de 2023

Abril a Junho de 2023:​​

  • Abastecimento em Alta - Silves, do concelho de Albufeira
  • Abastecimento em Alta - Arieiro, do concelho de Albufeira
  • Zona 1 - Águas Superficiais
  • Zona 2 - Águas Subterrâneas
Qualidade da Água - Janeiro a Março de 2023

Janeiro a Março de 2023:​​

  • Abastecimento em Alta - Silves, do concelho de Albufeira
  • Abastecimento em Alta - Arieiro, do concelho de Albufeira
  • Zona 1 - Águas Superficiais
  • Zona 2 - Águas Subterrâneas
Qualidade da Água - Outubro a Dezembro de 2022

Outubro a Dezembro de 2022:​​

  • Abastecimento em Alta - Silves, do concelho de Albufeira
  • Abastecimento em Alta - Arieiro, do concelho de Albufeira
  • Zona 1 - Águas Superficiais
  • Zona 2 - Águas Subterrâneas
Qualidade da Água - Julho a Setembro de 2022

Julho a Setembro de 2022:​​

  • Abastecimento em Alta - Silves, do concelho de Albufeira
  • Abastecimento em Alta - Arieiro, do concelho de Albufeira
  • Zona 1 - Águas Superficiais
  • Zona 2 - Águas Subterrâneas
Qualidade da Água - Abril a Junho de 2022
Qualidade da Água - Janeiro a Março de 2022
Qualidade da Água - Outubro a Dezembro de 2021

Outubro a Dezembro de 2021:​​​​

  • Abastecimento em Alta - Silves, do concelho de Albufeira
  • Abastecimento em Alta - Arieiro, do concelho de Albufeira​
  • Pontos de entrega em alta - Ponto de Entrega de Albufeira:
     Bemparece, Cerro do Ouro, Mosqueira e Pinhal de Albufeira​​
  • Zona 1 - Águas Superficiais
  • Zona 2 - Águas Subterrâneas​
Qualidade da Água - Julho a Setembro de 2021

Julho a Setembro de 2021:​​

  • Abastecimento em Alta - Silves, do concelho de Albufeira
  • Abastecimento em Alta - Arieiro, do concelho de Albufeira​
  • Pontos de entrega em alta - Ponto de Entrega de Albufeira:
     Bemparece, Cerro do Ouro, Mosqueira e Pinhal de Albufeira​​
  • Zona 1 - Águas Superficiais
  • Zona 2 - Águas Subterrâneas​
Qualidade da Água - Abril a Junho de 2021

Abril a Junho de 2021:​​

  • Abastecimento em Alta - Silves, do concelho de Albufeira
  • Abastecimento em Alta - Arieiro, do concelho de Albufeira
  • Pontos de entrega em alta - Ponto de Entrega de Albufeira:
     Bemparece, Cerro do Ouro, Mosqueira e Pinhal de Albufeira​​
  • Zona 1 - Águas Superficiais
  • Zona 2 - Águas Subterrâneas​
Qualidade da Água - Janeiro a Março de 2021

Janeiro a Março de 2021:​

  • Abastecimento em Alta - Silves, do concelho de Albufeira
  • Abastecimento em Alta - Arieiro, do concelho de Albufeira
  • Pontos de entrega em alta - Ponto de Entrega de Albufeira:
    Bemparece, Cerro do Ouro, Mosqueira e Pinhal de Albufeira​​
  • Zona 1 - Águas Superficiais
  • Zona 2 - Águas Subterrâneas
Qualidade da Água - Outubro a Dezembro de 2020

Outubro a Dezembro de 2020:​

  • Abastecimento em Alta - Silves, do concelho de Albufeira
  • Abastecimento em Alta - Arieiro, do concelho de Albufeira
  • Pontos de entrega em alta - Ponto de Entrega de Albufeira:
    Bemparece, Cerro do Ouro, Mosqueira e Pinhal de Albufeira​​
  • Zona 1 - Águas Superficiais
  • Zona 2 - Águas Subterrâneas
Qualidade da Água - Julho a Setembro de 2020

Julho a Setembro de 2020:​

  • Abastecimento em Alta - Silves, do concelho de Albufeira
  • Abastecimento em Alta - Arieiro, do concelho de Albufeira
  • Pontos de entrega em alta - Ponto de Entrega de Albufeira:
    Bemparece, Cerro do Ouro, Mosqueira e Pinhal de Albufeira​​
  • Zona 1 - Águas Superficiais
  • Zona 2 - Águas Subterrâneas
Qualidade da Água - Abril a Junho de 2020

Abril a Junho de 2020:​

  • Abastecimento em Alta - Silves, do concelho de Albufeira
  • Abastecimento em Alta - Arieiro, do concelho de Albufeira
  • Pontos de entrega em alta - Ponto de Entrega de Albufeira: 
    Bemparece, Cerro do Ouro, Mosqueira e Pinhal de Albufeira​​
  • Zona 1 - Águas Superficiais
  • Zona 2 - Águas Superficiais

RISCOS PARA A SAÚDE DEVIDOS À ESTAGNAÇÃO DA ÁGUA

A água estagnada nas tubagens de abastecimento de água, seja em pontos mortos da rede ou por falta de utilização, pode gerar alterações na qualidade da água devido à perda de desinfetante residual e ao contacto com os materiais da rede predial. 

Para salvaguardar a qualidade da água e saúde dos consumidores, a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, recomenda a adoção de várias medidas de proteção da saúde dos consumidores do sistema predial.

Medidas/recomendações pela ERSAR:

  1. Realizar descargas na rede predial para renovar a água nas tubagens de água quente e de água fria, abrindo todas as torneiras da cozinha, dos chuveiros e lavatórios, durante 2 a 5 minutos, de uma forma sequencial, dependendo da dimensão da rede, e fazendo um mínimo de duas descargas em cada autoclismo;
  2. Assegurar que os reservatórios e/ou termoacumuladores de água quente são esvaziados. Em alternativa, elevar a temperatura no equipamento a 70ºC, pelo período de uma ou duas horas antes da sua colocação em funcionamento, de modo a permitir uma temperatura mínima de 50ºC em qualquer ponto da rede de água quente e nomeadamente nos pontos de extremidade e no circuito de retorno quando existe;
  3. Efetuar a limpeza e higienização de reservatórios de água, se existentes. Sobre o assunto pode ser consultada a Recomendação ERSAR n.º1/2018, publicada no sítio da ERSAR na internet.
  4. Verificar o correto funcionamento de válvulas de segurança, válvulas redutoras de pressão e vasos de expansão;
  5. Desmontar e limpar os filtros existentes nas torneiras e chuveiros para a higienização das peças, lavando-as com água e detergente e, por fim, deixando-as mergulhadas durante 30 minutos em água com lixívia comercial diluída a 0,05 % ou 0,1 % de cloro ativo. Por exemplo, a partir de uma lixívia com hipoclorito de sódio a 3 % de cloro ativo, pode usar cerca de 30 mL de lixívia para um litro de água. Algumas peças poderão ser desinfetadas com álcool etílico a 70%;
  6. Avaliar o risco de proliferação de Legionella na água da rede, principalmente de centros comerciais, hotéis, ginásios e estabelecimentos onde se prestam cuidados de saúde. Se necessário, fazer o despiste da análise de Legionella na água selecionando alguns pontos críticos do sistema predial.

    (Fonte: ERSAR)
Regimento da Câmara Municipal de Albufeira
Nome Data do Documento Descrição Documentos
Campaign | Water is Life - Use it wisely, Every drop counts

10 Tips to reduce water consumption at home

Campanha | Água é Vida - Reduza o seu consumo, Todas as gotas contam

10 Dicas para reduzir o consumo de água em sua casa

Cadernos de Sensibilização - Os direitos e deveres dos Consumidores

Cadernos de Sensibilização 1 (O consumidor e os serviços de águas e resíduos) - Os direitos e deveres dos Consumidores  

Cadernos de Sensibilização - A qualidade da água na torneira

Cadernos de Sensibilização 2 (O consumidor e os serviços de águas e resíduos) - A qualidade da água na torneira

Cadernos de Sensibilização - Os contadores domiciliários de água

Cadernos de Sensibilização 3 (O consumidor e os serviços de águas e resíduos) - Os contadores domiciliários de água

Regimento da Câmara Municipal de Albufeira
Nome Data do Documento Descrição Documentos
Relatório anual relativo ao cumprimento dos níveis mínimos do serviço

Relatório - Níveis Mínimos dos Serviços Definidos no Regulamento da Qualidade dos Serviços de Águas e Resíduos prestados aos utilizadores finais
4º Trimestre de 2024 – AA e AR 

Qualidade do Serviço de Abastecimento de Água - 2023

Ficha de Avaliação da Qualidade do Serviço (2023) - Sistema de Abastecimento de Água 

Qualidade do Serviço de Saneamento de Águas Residuais - 2023

Ficha de Avaliação da Qualidade do Serviço (2023) - Sistema de Saneamento de Águas Residuais

O prazo de resposta a pedidos de informação/reclamações situa-se entre 15 a 22 dias úteis.

  • Gabinete de Apoio ao Munícipe/Centro de Informação Autárquica ao consumidor do Município
  • Carta/E-mail/Livro reclamações
  • ERSAR
  • Centros de arbitragem
  • Julgados de Paz