Os auxílios económicos é um tipo de apoio socioeducativo atribuído aos Agrupamentos de Escolas do Concelho e que se destinam aos agregados familiares cuja situação socioeconómica determina a necessidade de comparticipação face aos encargos com a Educação.

Trata-se de um apoio financeiro Atribuído aos Agrupamentos de Escolas do Concelho de Albufeira cujo montante é destinado aos alunos matriculados nos ensinos Pré Escolar e 1.º Ciclo.

Têm direito de beneficiar destes apoios os alunos pertencentes aos agregados familiares integrados nos 1.º e 2.º escalões do Abono de Família atribuídos pela Segurança Social.

A candidatura só é válida para o ano letivo em questão, pelo que deve ser realizada anualmente mesmo que o aluno tenha usufruído de subsídio escolar no ano anterior.

Para o efeito os encarregados de educação devem de fazer prova do seu posicionamento nos escalões de atribuição do abono de família junto do agrupamento de escolas mediante a entrega do documento emitido pelo serviço competente da segurança social ou, quando se trate de trabalhador da Administração Pública, pelo serviço processador.