Com cerca 30 quilómetros de costa, o concelho de Albufeira foi presenteado com algumas das mais belas praias do Mundo. Trata-se de um magnífico Património Natural que tem sido defendido e preservado de forma equilibrada. Albufeira é um dos concelhos do País com o maior número de Bandeiras Azuis, galardão que atesta a qualidade das praias em itens como a limpeza, as acessibilidades ou as águas. A beleza e diversidade da costa fazem de Albufeira um lugar único.
 
Na zona a Leste do concelho, entre a Ribeira de Quarteira e a bonita povoação piscatória de Olhos de Água, observa-se o desenvolvimento duma magnífica falésia argilosa e de areias, cuja beleza se acentua no Barranco das Belharucas, tão procurada pelas aves que ali nidificam e que estão na origem do seu nome. Trata-se de uma zona de arribas altas, de tons vermelhos, castanhos e brancos, povoada no topo por um bosque de pinheiros, o que transforma a zona num local privilegiado para longas e relaxantes caminhadas.
 
Entre Olhos de Água e Santa Eulália, encontrará pequenas praias com recantos rochosos, pequenos algares e uma arriba de baixa altura, debruçada sobre o mar. Em Olhos de Água, os “olheiros” fazem as delícias dos visitantes. Os “olheiros” são nascentes de água doce que brotam do areal durante a maré baixa; um fenómeno único, referenciado desde tempos antigos pelos árabes.
 
A partir da Praia da Oura até à Praia do Peneco, encontramos as praias mais frequentadas e mais próximas das zonas urbanas. Nesta faixa é também possível desfrutar de uma paisagem verdadeiramente interessante do ponto de vista morfológico, onde diversas formações rochosas se apresentam com formas majestosas e peculiares ao longo de uma plataforma rochosa, habilmente esculpida pelo mar. Certamente em tempos recuados, o nível do mar estaria bem mais acima, e este local corresponderia a uma zona batida pelas ondas, acabando por criar através da erosão, amplos passeios sobranceiros à linha de costa.
 
A partir da Ponta da Baleeira, local onde foi construído o Porto de Abrigo e a Marina de Recreio, até à Praia da Galé, podemos encontrar praias de grande beleza e de extensão variada, mais ou menos encaixadas em arribas calcárias e protegidas do vento, onde se poderá aventurar à descoberta de um manancial de espécies da flora e da fauna. É uma zona especialmente propícia para realizar diversos passeios sobre a arriba, a qual possui amplas lajes escavadas pela erosão, que propiciam um local privilegiado para caminhar.
 
A partir da Praia da Galé para Oeste, encontra-se a Praia dos Salgados. É também aqui que se dá uma mudança na paisagem. A faixa costeira passa a caracterizar-se por um sistema dunar muito interessante e de vegetação característica. A Lagoa dos Salgados é um local de visita obrigatória, onde poderá observar diversas espécies de avifauna.
 
As diversas praias do concelho de Albufeira poderão servir para os mais variados propósitos. Caminhada, lazer, desporto, ou simples descanso.
 
De Maio a Outubro, quando algumas concessões de praia estão a funcionar, é possível usufruir de diversas infra-estruturas e serviços de apoio, de vigilância e aluguer de diversos equipamentos, como os toldos, cadeiras e espreguiçadeiras, serviço de bar e de refeições ligeiras, sanitários, telefone e emergência médica. Convidam-se todos os utentes das praias de Albufeira a apreciar a oferta natural de que se dispõe, adoptando comportamentos condicentes com os valores da urbanidade e da cidadania.

Praia da Falésia
Galardões

A Programa da Bandeira Azul da Europa tem como objectivo, aumentar o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, e dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de acções conducentes à resolução dos problemas.

A Bandeira Azul é atribuída anualmente às praias e aos portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental. Este galardão, símbolo de referência da qualidade ambiental que os portugueses reconhecem e valorizam é o resultado de candidaturas voluntárias de cumprimento dos critérios para as zonas balneares.

No que diz respeito às Praias, a Bandeira Azul traduz o respeito pelos critérios da Qualidade da Água, Informação e Educação Ambiental, Gestão Ambiental e Equipamentos e Segurança. Em relação aos portos de recreio, estes critérios significam a observância da Qualidade do Porto, Gestão do Porto e Informação e Educação Ambiental e Segurança.

Saiba mais sobre o Programa Bandeira Azul em https://bandeiraazul.abae.pt/sobre/

O Projeto Praia Acessível / Praia para todos, tem por objetivo tornar acessíveis as praias portuguesas, marítimas e fluviais, às pessoas com mobilidade condicionada.

Visa a sensibilização da população para a problemática das pessoas com mobilidade condicionada proporcionando o conhecimento de praias com acessibilidade e promovendo-as como destino de férias. As autoridades locais em parceria com os concessionários das praias procuram facilitar a acessibilidade às praias criando lugares de estacionamento e disponibilizando cadeiras de rodas anfíbias (tiralós), canadianas anfíbias ou outros instrumentos auxiliares, nomeadamente passadeiras e rampas de acesso à praia.

Para merecerem a designação de praias acessíveis, com direito ao galardão indicativo de acessibilidade total, é necessário respeitar um conjunto de seis critérios, nomeadamente: acessos pedonais, estacionamento ordenado, acesso à zona de banhos, passadeira no areal, sanitários adaptados e acesso ao posto de socorros.

Como fatores facultativos consideram-se, ainda, o acesso a bares e restaurantes e a existência de apoios anfíbios para o banho.

Saiba mais sobre o Programa Praia Acessível em http://www.inr.pt/programa-praia-acessivel

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza recorre anualmente à informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente, incluindo o Relatório sobre a Qualidade das Águas Balneares para avaliar o estado das zonas balneares.

O objectivo da Quercus é destacar as praias que durante 5 anos consecutivos apresentem qualidade da água excelente, revelando assim uma maior confiança no que respeita à boa qualidade da sua água.

Conheça a lista das praias com Qualidade Ouro em https://www.quercus.pt/praias-ouro

O projecto Praia Saudável tem como objectivo aumentar o nível de segurança das zonas balneares e contribuir para a preservação ambiental melhorando a qualidade das praias.

No que respeita à segurança algumas praias de acordo com as candidaturas efectuadas, são contempladas com equipamentos destacando-se os telemóveis para os postos de praias com número de telefone por posto, acessível ao público para alertar nadadores-salvadores e comunicações de rede GSM/GPRS entre telemóveis permitindo a interligação entre as várias entidades ao nível da segurança.

Saiba mais sobre o Programa Praia Saudável em https://www.vodafone.pt/a-vodafone/fundacao/programas/praia-saudavel.html

Praia Saudável
Qualidade Ouro
Nome Data do Documento Descrição Documentos
Qualidade do Serviço de Abastecimento de Água - 2022

Ficha de Avaliação da Qualidade do Serviço (2022) - Sistema de Abastecimento de Água 

Qualidade da Água -Outubro a Dezembro de 2023

Outubro a Dezembro de 2023

  • Zona 1 - Águas Superficiais
  • Zona 2 - Águas Subterrâneas
Qualidade do Serviço de Saneamento de Águas Residuais - 2022

Ficha de Avaliação da Qualidade do Serviço (2022) - Sistema de Saneamento de Águas Residuais

AG-33-05

Publicidade - Licenciamento

AG.55.04

Pedido de limpeza de fossa

AG.65.04

Adesão à fatura eletrónica e alteração de morada de contato

Concurso Público - Exploração Temporária de Bancas

Concurso Público para Exploração Temporária de Bancas, localizadas no Mercado Municipal de Caliços, em Albufeira

  • Anúncio
  • Programa de Concurso
  • Cadernos de Encargos
Subvenções e Benefícios Públicos - 2023

Subvenções e Benefícios Públicos atribuídos pelo Município de Albufeira durante o ano de 2023

Concurso Público - Exploração Temporária de Loja

Concurso Público para a Exploração Temporária da Loja G, Confeção de Mariscos e Pescados, localizada no Mercado Municipal de Caliços, em Albufeira

  • Anúncio​
  • Programa de Concurso
  • Caderno de Encargos​​
Concurso Público - Exploração Temporária de Bancas

Concurso Público para Adjudicação da Exploração Temporária de Bancas, localizadas no Mercado Municipal de Areias de São João, em Albufeira

  • Anúncio
  • Programa de Concurso
  • Cadernos de Encargos
Atividade de Venda "Tipo Saco ás Costas" em Praias do Concelho de Albufeira, para o ano de 2024

Atribuição de Título de Autorização do Exercício da Atividade de Venda "Tipo Saco ás Costas"  em Praias do Concelho de Albufeira, para o ano de 2024

 

1ª Revisão - Alteração Modificativa das Grandes Opções do Plano 2024-2028

1ª Revisão - Alteração Modificativa das Grandes Opções do Plano 2024-2028

1ª Revisão - Alteração Modificativa do Orçamento e ao Plano Orçamental Plurianual 2024-2028

1ª Revisão - Alteração Modificativa do Orçamento e ao Plano Orçamental Plurianual 2024-2028

AG.53.08

Pedido de Abastecimento de Água Ligação definitiva / mudança de local de contador / Boca de Incêndio

Concurso Público - Exploração Temporária de Quiosque Móvel

Concurso público para a adjudicação da exploração temporária de um quiosque móvel, matrícula av-58002, localizado junto ao Mercado Municipal de Caliços, em Albufeira

  • Anúncio
  • Programa de Concurso
  • Cadernos de Encargos
Simplex 2.0 – Municípios do Algarve Central

Simplex 2.0 – Municípios do Algarve Central

Elaboração do Plano de Pormenor do Alfamar e Envolvente e Formação do Contrato para Planeamento
  • Deliberação de Câmara de 19 de dezembro de 2023
  • Aviso n.º 2099/2024 - Diário da República, 2.ª série — N.º 19— 26 de janeiro de 2024
  • Ficha de participação
  • Termos de Referência
AG.93.01

Alteração de Titularidade de Contrato

AG.54.02

Pedido de Desistência de Consumo de Água

Elaboração do Plano de Pormenor do Cotovio
  • Deliberação de Câmara de 19 de dezembro de 2023
  • Aviso n.º 2099/2024 - Diário da República, 2.ª série — N.º 19— 26 de janeiro de 2024
  • Ficha de participação
  • Termos de Referência