Praia do Barranco das Belharucas

Água balnear costeira situada em praia equipada com uso condicionado, associada a sistemas naturais sensíveis e não sujeita à influência direta de núcleos urbanos.

Praia de areia dourada. O areal é amplo, sobretudo para Nascente, estendendo-se até à Praia da Falésia. A partir desta praia, o litoral calcário muito recortado do Barlavento Algarvio cede o lugar às arribas macias, em areia e argila, que se estendem ao concelho de Loulé. As vertentes da arriba estão muito ravinadas pela escorrência da água das chuvas, gerando formas muito vincadas e sinuosas, requintadamente esculpidas.

Tem acesso através de linha de água, o Barranco das Belharucas, acesso sinuoso e rasgado na arriba de cores ocres, onde a vegetação cresce de forma exuberante e frondosa. O acesso viário alcatroado faz-se através da estrada que liga Olhos de Água à Aldeia das Açoteias, seguindo a sinalização para a praia.

Esta praia transforma-se num dos locais ideais para os abelharucos (Merops apiaster) que usam as suas arribas para escavarem os seus ninhos durante a época de reprodução.

Em 2000 recebeu o galardão de Bandeira Dourada pela sua envolvente rica e moderadamente usada, sob o ponto de vista ambiental.

Infraestruturas

Serviços