Contactos:
Telefone: 289 599 507 - chamada local
Email: biblioteca@cm-albufeira.pt
Horario:
Terça a Sexta-feira: 09h30 - 19h15
Segunda-feira: 12h00 – 18h30
Sábado: 10h00 - 16h30
Encerra domingos e feriados
Rua Sophia de Mello Breyner, 46
8200-084 Albufeira
Portugal
Partilhar
A Biblioteca Municipal Lídia Jorge, inaugurada a 17 de dezembro de 2004, pretende transcender a sua função tradicional de repositório de livros para se afirmar como um verdadeiro polo de fruição cultural e artística. Além dos pontos de acesso à Internet, sala polivalente, salas de leitura para adultos e para os mais novos e uma sala de audiovisuais, propõe tornar-se um local de descoberta, onde a arte ganha lugar, inspirando e conectando a comunidade.
Uma programação cultural dinâmica e um acervo diversificado são enriquecidos pela presença de obras de arte permanentes, destacando-se a última aquisição do município – Scratching the Surface project | Albufeira – uma icónica intervenção do artista Alexandre Farto (aka Vhils) na fachada da biblioteca; uma homenagem à escritora Lídia Jorge, madrinha da biblioteca, como forma de celebrar os vinte anos deste equipamento.
Quem passa na Rua Sophia de Mello Breyner, em Albufeira, não fica indiferente. Vhils transformou a fachada do edifício da biblioteca numa monumental tela urbana.
Removendo camada por camada de estuque e tijolo, intervindo pela primeira vez nas paredes de uma biblioteca, Vhils criou “uma representação visual e poética da jornada rumo à iluminação e ao conhecimento”, nas próprias palavras do artista, na inauguração da obra, em Julho do ano passado. O artista revelou, igualmente, que este é um tributo aos inúmeros autores portugueses, num local onde se procura celebrar a riqueza literária do país, sendo um projeto que simboliza a fusão entre a cultura e arte.
Por seu turno, a escritora Lídia Jorge, igualmente presente na inauguração da obra, manifestou sentir-se honrada e grata pela homenagem, pelo “prémio que a cidade lhe oferecera”. A premiada autora declarou que “esta obra, em grande escala, é uma chamada permanente da arte ao interior das bibliotecas, que são, com toda a certeza, um farol de cultura no nosso país.”
Quem responde a esta chamada e entra no edifício da biblioteca, sente perpetuado o deslumbre. À entrada do edifício está exposta a magnífica instalação “Algarvensis”, da artista têxtil Vanessa Barragão – reconhecida internacionalmente pelas tapeçarias em grande escala, intrinsecamente ligadas à natureza e à sustentabilidade, distinguem-se pelo recurso a materiais reciclados e desperdícios da indústria têxtil.
A peça exposta em permanência na biblioteca foi inspirada na algarvensis, uma orquídea selvagem presente na região. A peça complexa e vibrante, composta por fios e lãs reutilizadas, é uma celebração ao território onde a artista passou grande parte da sua infância, uma vez que é natural de Albufeira.
Encomendada pelo Município de Albufeira, de forma a elevar o aspirante Geoparque Algarvensis ao estatuto de Geoparque Mundial da UNESCO, numa candidatura conjunta dos municípios de Loulé, Silves e Albufeira - esta peça esteve originalmente exposta na ponte medieval de Paderne.
As obras de Vanessa Barragão não são apenas esteticamente belas, elas transmitem uma mensagem inequívoca sobre a urgência da conservação da natureza e da sua biodiversidade. A peça Algarvensis testemunha a habilidade da artista em transformar desperdício industrial em arte que educa e inspira, criando uma ligação deste espaço cultural à identidade natural da região.
Quem continuar a visita à biblioteca pode ainda apreciar, no tranquilo pátio interior, a instalação “Andar a pé no fundo do mar”, do escultor Jorge Cabrita Matias. Esta instalação escultória outdoor - igualmente encomendada pelo Município de Albufeira em contexto da sua candidatura a Geoparque - é inspirada nos fósseis encontrados no Planalto do Escarpão, situado entre Paderne e Ferreiras. Estes fósseis contam histórias com mais de 150 milhões de anos, sendo testemunhos da vida marinha tropical do Oceano Thetys, que em tempos remotos existiu neste local.
A presença destas instalações artísticas na biblioteca não só embelezam o espaço, como convidam à reflexão sobre a história e a alma do território, integrando a arte contemporânea no quotidiano da cidade – elevando a Biblioteca Municipal Lídia Jorge para além do seu papel tradicional. Demonstra um compromisso em ser um espaço dinâmico, de fruição cultural e artística, onde diferentes linguagens artísticas se encontram e dialogam com o público.
Estas obras em permanência, aliadas às exposições temporárias, aos workshops, palestras e outras iniciativas culturais para todas as idades promovidas pela biblioteca, transformam-na num verdadeiro epicentro de criatividade e conhecimento em Albufeira.
A Biblioteca Municipal Lídia Jorge não pretende ser apenas um espaço para ler ou estudar; pretende ser um local onde se possa ver, sentir, aprender e interagir com a arte, promovendo um enriquecimento cultural contínuo para todos os seus utilizadores. A sua fachada é agora um convite claro, para que tanto a comunidade local como quem visita Albufeira, explore a diversidade e a profundidade da arte contemporânea num ambiente acessível e acolhedor.
Serviços Disponíveis:
- Empréstimo/Devoluções
- Consulta local de documentos
- Uso de computadores/Internet
- Impressão de documentos
Informação mais detalhada em Regulamento da Biblioteca Municipal.
Leitura dos mais diversos e fantásticos contos e histórias infantis, através dos quais as crianças viajam para um mundo imaginário.
Após a leitura do conto é desenvolvida uma actividade com as crianças relativa ao conteúdo da história apresentada.
Informações
Quarta-Feira | Quinta-Feira | Sexta-Feira
Horário: 10h00 às 11h30
Local: Biblioteca Municipal de Albufeira – Sala da Hora do Conto
Destinatários: Turmas de Jardins-de-Infância e Escolas do Ensino Básico do 1º Ciclo.
Marcação prévia através do telefone: 289 598 700
Máximo: 25 crianças
Será apresentada uma divertida abordagem aos trava-línguas e lengalengas do Algarve, que os avós chamam de linquintinas, aliando as rimas e as adivinhas conhecidas da nossa tradição oral, tão repetidas ao longo da infância.
Horário : 3.ªs feiras das 10h00 às 11h30
Público-alvo: Creche e Jardim de Infância
Observação: Marcação prévia para o email biblioteca@cm-albufeira.pt
Os alunos terão a oportunidade de experimentar o jogo pedagógico gigante «Bullying: Um dia na escola».
O jogo apresenta-se como uma ferramenta para a sensibilização desta questão, ajudando, de forma lúdica, as crianças a compreenderem e identificarem as situações de bullying mais frequentes e a desenvolverem competências socioemocionais essenciais para aprenderem a lidar melhor com as mesmas.
O jogo trabalha cinco competências: assertividade, controlo dos impulsos, promoção da empatia, identificação do bullying e resolução de problemas.
Horário : 2.ªs feiras das 10h00 às 12h00
Público-alvo: 4.º, 5.º e 6.º ano
Observação: Marcação prévia para o email biblioteca@cm-albufeira.pt
A equipa do SE da biblioteca municipal desloca-se às escolas e desafia os alunos a viajar no fascinante mundo da literatura infantil e a experimentar o prazer de ouvir contar histórias.
Com esta atividade pretende-se sobretudo incentivar o hábito da leitura como ato prazeroso, despertar a imaginação das crianças e provocar momentos lúdicos de reflexão e partilha.
Datas : Durante o ano letivo (4.ª, 5ª e 6.ª feiras)
Local : BE das Escolas 1º ciclo
Horário 9:30 às 14:30 (1 h por sessão/turma)
Público-alvo : 1º Ciclo do Ensino Básico
Observação: Mediante marcação do professor para o e-mail: biblioteca@cm-albufeira
Visita orientada que representa um contacto com o serviço diário prestado pela biblioteca municipal à comunidade.
Para além da visita aos diferentes espaços da biblioteca - incluindo os que estão habitualmente reservados do grande público - a experiência é completada com uma dinâmica onde os alunos conhecerão melhor as funções do bibliotecário e poderão acompanhar o circuito documental de um livro - desde o momento que entra na biblioteca até sair na mão do leitor.
Datas: a marcar durante o ano letivo
Horário: 10h00 às 12h00
Público-alvo : 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico/ Secundário
Observação: Mediante marcação para o email: biblioteca@cm-albufeira.pt
Sessão de contos com realização de várias dinâmicas de grupo em família.
Datas: última 6.ª feira de cada mês
Horário: 18h00 às 19h00
Público-alvo: crianças entre 4 – 10 anos e suas famílias
Entrada livre e sem marcação
Um convívio de pessoas que tenham em comum o gosto pela leitura, pela partilha e que apreciam o debate informal em torno dos livros.
O seu objetivo é conversar informalmente sobre o que leu, partilhando experiências novas e enriquecedoras para os que participam e fazendo descobertas curiosas da narrativa. Desta forma, envolve-se à comunidade o prazer de ler de forma simples e aprazível com um debate de opiniões e convívio criativo.
Inscrições através do 289599507 ou biblioteca@cm-albufeira.pt
Entrada gratuita | maiores de 16 anos de idade
A Câmara Municipal de Albufeira organiza visitas à Biblioteca Municipal de Albufeira, para grupos de alunos das escolas do Concelho e eventuais interessados.
Com esta iniciativa pretende-se dar a conhecer os recursos didáctico - pedagógicos que a Biblioteca Municipal possui e, simultaneamente contribuir para a divulgação deste importante equipamento cultural.
As visitas serão orientadas por técnicos, percorrendo as áreas temáticas e lúdicas existentes, bem como demais valências da Biblioteca Municipal de Albufeira.
Marcação prévia pelo telefone: 289 598 700
Todas as quartas-feiras
Horário: 10h30 às 11h30
Organização: Câmara Municipal de Albufeira
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar