OPTO - Fórum de Educação e Formação do Algarve
X OPTO – Fórum de Educação e Formação do Algarve (ano 2024)

Considerando o forte impacto regional do OPTO – Fórum de Educação e Formação do Algarve, o Município de Albufeira, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - Direção de Serviços da Região Algarve e Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP (IEFP, IP), decidiram avançar para a organização do X Fórum de Educação e Formação do Algarve, que decorrerá no Pavilhão Desportivo de Albufeira nos dias 17, 18 e 19 de abril de 2024.

O OPTO – Fórum de Educação e Formação do Algarve, com vista a apoiar as decisões familiares no âmbito do percurso escolar, académico e profissional, dos jovens estudantes, acolhe representantes do ensino superior, ensino secundário e profissional, línguas, mobility e study abroad, bem como outras entidades, incluindo as militares e de socorro.

Os interessados deverão apresentar inscrições nos termos das normas de participação, que definem as modalidades como expositor e participante no Programa de Animação, mediante preenchimento da ficha de inscrição, que deverá ser enviada para age@cm-albufeira.pt até ao dia 26 de janeiro de 2024.

Para além das visitas espontâneas por parte de toda a comunidade, os grupos de alunos deverão, preferencialmente, formalizar a inscrição para visita mediante preenchimento da ficha de visitante, que deverá ser enviada para age@cm-albufeira.pt.

 

Prémios Sustentabilidade (ano 2024)

O Prémio Sustentabilidade é atribuído pelo Município de Albufeira no âmbito do OPTO - Fórum de Educação e Formação do Algarve.

O Prémio visa distinguir, promover e premiar os estudantes com os melhores projetos no âmbito do tema Sustentabilidade, incentivando à divulgação de novos talentos do concelho de Albufeira.

Para a edição do ano 2024, os projetos deverão enquadrar-se no subtema “Água”.

Será atribuído um Prémio a cada escalão: 9.º ano (1.º escalão) e 12.º ano (2.º escalão).

O presente Prémio tem como destinatários os estudantes a frequentar o 9.º ou o 12.º ano de escolaridade da comunidade escolar do concelho de Albufeira.

O prazo para apresentação das candidaturas decorre até ao dia 31 de março 2024

Para mais informações poderás consultar as Normas de Participação do Prémio. 

A candidatura é efetuada através do preenchimento e envio do Formulário de Candidatura para o endereço eletrónico: age@cm-albufeira.pt.

Deverão ser anexados, juntamente com o formulário de candidatura, os seguintes documentos:

  • O Projeto a candidatar – deverá ser enviado em formato digital (vídeo, fotografia, áudio ou outro modo de apresentação digital).
  • Comprovativo das várias etapas da construção/ desenvolvimento do projeto – pretende-se compreender como foi criado o projeto e por que etapas passou, até à sua forma final. Para tal poderão ser enviadas fotografias das várias etapas, vídeos, ou outros formatos digitais.
  • Pitch – deverá ser enviada uma apresentação rápida e direta sobre o projeto, em formato vídeo, com a duração máxima de 3 minutos.

 

Edições anteriores

O OPTO – Fórum de Educação e Formação do Algarve, cujo principal objetivo consiste em apoiar os momentos de decisão no âmbito do percurso escolar e académico dos alunos da região, tem acolhido ao longo da suas 9 edições, diversas entidades que, com os visitantes, partilharam sugestões de formação e qualificação profissional, ofertas do ensino secundário e superior, alternativas no domínio da educação para as línguas estrangeiras como suporte para o desenvolvimento de experiências estudantis e profissionais no estrangeiro, assim como exemplos e testemunhos por parte de profissionais de várias organizações da sociedade.

Nesta última edição do ano de 2023, o evento acolheu 76 expositores e teve mais de 10.000 visitantes durante os dois dias e meio do evento. No que se refere ao Programa de Animação, foram realizadas cerca de 134 atividades nos 5 espaços: palco, zona de demonstrações culinárias, zona de palestras e conferências, zona exterior e espaços comuns no interior do Pavilhão.