Partilhar

Constituição Heráldica das Armas de Albufeira - Brasão

 

brazao
brazao

 

As armas são de prata, com um castelo de vermelho aberto e iluminado de ouro. Em chefe, uma águia de negro, acompanhada por duas cabeças, uma coroada de ouro e outra de carnação negra com um turbante de prata. Em contrachefe, duas faixas ondadas de verde. Coroa mural de prata de cinco torres. Listel branco com os dizeres "Cidade de Albufeira".

A prata indicada para o campo é o metal que heraldicamente significa humildade e riqueza. O castelo é de vermelho esmalte, que significa a vida, força, vitórias e guerra. O ouro aberto e iluminado do castelo é o metal, que significa nobreza, fidelidade e poder. O negro da águia é o esmalte, que representa firmeza e honestidade. O mar é representado heraldicamente por faixas ondadas de prata e de verde. Este esmalte significa esperança e fé.

A título de curiosidade, podemos referir que Albufeira já foi representada pela imagem de uma vaca em campo azul, símbolo da abundância de gado; porém nada se sabe acerca da sua proveniência, embora conste nas Ordenações Filipinas e no Dicionário Chorográfico de Portugal Continental e Insular