Contactos | Horários

Contactos:
Telefone: 289 599 680
Email: centro.artesoficios@cm-albufeira.pt

Horário Funcionamento:
Segunda a Sábado: 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30
Encerra aos Domingos

Partilhar

Logotipo Centro de Artes e Ofícios de Albufeira


O Centro de Artes e Ofícios, que tem por patrono Carlos Silva e Sousa, localiza-se no n.º 15 da Rua da Igreja Nova, no edifício do antigo tribunal, cuja intervenção, no âmbito da candidatura do PARU (Plano de Ação de Regeneração Urbana) de Albufeira ao Programa Operacional CRESC – Algarve 2020 aprovada pelo FEDER com mérito, permitiu a reabilitação do antigo edifício a Centro de Artes e Ofícios. No piso térreo do Centro situam-se os espaços principais de acesso ao público com espaço de receção/loja, a Sala de Exposição, a Sala Multiusos e pátio e no piso -1 situa-se a área para formação/trabalho e pátio. A inauguração do Centro teve lugar no dia 25 de abril de 2023.

O Centro de Artes e Ofícios Carlos Silva e Sousa destina-se a atividades de divulgação de artes, técnicas, saberes e produtos artesanais e, deste modo, integra uma componente informativa, expositiva e formativa. O espaço de receção/loja destina-se ao acolhimento no Centro com materiais informativos e com venda e promoção de produtos artesanais. O espaço expositivo corresponde à sala principal, onde decorrem as exposições relacionadas com as artes e ofícios artesanais e à sala multiusos, onde decorrem exposições, trabalhos ao vivo ou formações no mesmo âmbito. No espaço de formação situado no Piso -1 decorrem as atividades formativas do Centro, como os Workshops Criativos que correspondem a atividades de curta duração em que os participantes podem aprender as técnicas básicas de uma determinada área artesanal, com o objetivo de promover a interação entre os residentes e turistas e os diferentes tipos de técnicas artesanais e do saber fazer tradicional ou as Oficinas Saber-Fazer, que correspondem a atividades mais prolongadas com o objetivo de valorização das artes e ofícios, mantendo ou revitalizando as tradições, técnicas e saberes tradicionais, mas tendo também em conta as abordagens contemporâneas nessas áreas. Todas as atividades do Centro são divulgadas na agenda cultural e no website do Município, bem como nas suas redes sociais.

Em parceria com o CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, serão desenvolvidas formações e workshops ao longo do ano. O CEARTE, único centro de formação da Rede de Centros do IEFP específico para as Artes e Ofícios em Portugal, desenvolve atividades de formação profissional, de reconhecimento e certificação de competências escolares e profissionais através do Centro Qualifica, de fomento do empreendedorismo e da inovação, dirigidas a indivíduos, microempresas e outros agentes económicos dos setores social, cultural, criativo e do património, em particular da área do artesanato.

Logos Cofinanciado