Contactos | Horários

Contatos:

Telefone: 289 598 881 - chamada local
E-mail: clube.avo@cm-albufeira.pt

Horário: 

2ª a 6ª feira das 9h00 às 17h00

 

Morada | Local

Divisão de Educação e Assuntos Sociais
Quinta da Palmeira, Rua da Oliveira, Lote 57 e no edifício do Gabinete do Imigrante
8200-169 Albufeira
Portugal

O Projeto Clube Avô foi implementado em 2004/2005, com objetivo de promover o Envelhecimento Ativo e Saudável. O Clube Avô desenvolve diferentes atividades ao longo de cada ano letivo de forma a otimizar oportunidades de participação e uma melhor qualidade de vida na transição da vida ativa para a reforma. Desenvolver ações numa vertente de proximidade e acessibilidade é fundamental, possibilitando um maior acesso às atividades, permitindo que todos os seniores possam disfrutar de uma vida ativa e saudável. Presta ainda alguns apoios a esta faixa etária da população.

O Espaço Sénior de Albufeira está dividido em duas grandes áreas de intervenção:

  • Área Social; (1)
  • Área Lúdico-pedagógica. (2)

O Clube Avô tem ao dispor dos munícipes atividades lúdico-pedagógicas e atividades de saúde e bem-estar. As atividades têm como objetivo manter ou melhorar as capacidades físicas ou intelectuais, proporcionar momentos de aprendizagem, de diversão, convívio, fomentando a amizade, a alegria e a partilha em que todos possam sentir- se integrados.

Munícipes com idade igual ou superior a 65 anos ou reformados, residentes no concelho de Albufeira. Excecionalmente, após análise por parte da equipa técnica poderão participar nas atividades do Clube Avô, pessoas com idade inferior a 65 anos. Nos apoios sociais serão analisados caso a caso mediante os critérios existentes nos serviços.

(1) Pedidos de Apoio Social:

Mediante atendimento presencial e com marcação prévia, para análise da situação em apreço.


(2) Inscrições: Realizam-se online e presencialmente, nas instalações da Ação Social e nas Juntas de Freguesia do Concelho à exceção da Junta de Freguesia de Albufeira e são válidas para o ano letivo em que decorrem;


Reinscrição: No final de cada ano letivo é necessário proceder à reinscrição nas atividades;

 


(2) Documentos para inscrição:

  • Documento de identificação;
  • Número de identificação fiscal (NIF);
  • Comprovativo de morada;
  • Declaração médica onde comprove a condição física para as atividades físicas;
  • Comprovativo da Reforma, caso tenha idade inferior a 65 anos;
  • Preenchimento completo da Ficha de Inscrição fornecida pelos Serviços.

Critérios de Inscrição

  • As actividades destinam-se prioritariamente a pessoas com idade igual ou superior a 65 anos ou reformadas;
  • São admitidas inscrições de pessoas residentes e recenseadas no Concelho de Albufeira;
  • As inscrições realizam-se na DEAS e sempre que se considere conveniente, nas Juntas de Freguesia;
  • Os inscritos são seleccionados de acordo com a ordem de inscrição.

Atividades Lúdico-Pedagógicas (Aulas, Cursos, Teatro, Passeios)

  Critérios Exclusão
Actividades Lúdico-Pedagógicas (Aulas, Cursos, Teatro, Passeios)
  • Dar-se-á prioridade, em cada ano civil, a quem nunca frequentou as atividades ou quem menos atividades frequentou;
  • O sénior poderá ainda indicar no ato da inscrição outras  atividades Lúdico-Pedagógicas que queira frequentar;
  • Duas faltas consecutivas injustificadas implicam a imediata exclusão do participante;
  • A justificação das faltas é feita por escrito em documento a facultar pelo formador e/ou pelo núcleo de apoio administrativo da DEAS.
Actividades de Saúde e Bem-Estar (Exercício Físico, Massagem, Palestras, Matinés, Aulas de Yoga, etc)
  • Em cada seleção será dada prioridade às pessoas que participam em menor número de atividades de saúde e bem-estar;
  • Em caso de igualdade no ponto anterior, os candidatos serão selecionados de acordo com a ordem de inscrição.
  • Duas faltas consecutivas injustificadas implicam a imediata exclusão do participante;
  • A justificação das faltas é feita por escrito em documento a facultar pelo formador e/ou pelo núcleo de apoio administrativo da DEAS.

 

  • B.I. ou Cartão Cidadão
  • Cartão de Eleitor
  • Cartão de Pensionista
  • Documento Comprovativo de morada (factura de água, luz, telefone, etc.).