Contextualização Histórica do Grupo de Trabalho de Idosos

No âmbito da Rede Social, foi criado em 2012, na reunião do Conselho Local de Ação Social de Albufeira, um grupo de trabalho dirigido à população idosa denominado “Grupo de Trabalho de Idosos” com o principal objetivo de partilhar e refletir acerca de casos sociais; Intervenção Social conjunta no terreno, de forma a visar propor um trabalho articulado com e para os idosos, de modo a chamar a sociedade civil a fazer ouvir a sua voz.

O grupo é constituído pelas seguintes entidades: Município de Albufeira; ACES Algarve I Central; AHSA – Associação Humanitária Solidariedade Albufeira; Bombeiros Voluntários; C.D. Faro - Segurança Social – Albufeira; Centro Paroquial Paderne; Cruz Vermelha Portuguesa; Fundação António da Silva Leal; GNR – Destacamento de Albufeira; Nuclegarve; Santa C. Misericórdia Albufeira. Este grupo de trabalho tem como objetivo, contribuir para a consciência coletiva dos problemas e, para o compromisso na respetiva prevenção e solução de casos socias de idosos, tendo em vista:

  1. Aumentar a participação das instituições;
  2. Reforçar a identidade do trabalho em parceria;
  3. Potenciar o aparecimento de iniciativas locais direcionadas para a população desta faixa etária;
  4. Proceder ao encaminhamento de casos sociais;
  5. Promover momentos de partilha e saberes entre os parceiros/entidades;
  6. Promover a eficácia das respostas sociais existentes;
  7. Fomentar a qualificação da intervenção social local.

Aos Seniores do concelho promovendo o trabalho em rede tendo e vista a resolução dos casos apresentados nesse grupo de trabalho.