• A este nível destacam-se os apoios financeiros concedidos à Instituição Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve (APEXA). O protocolo celebrado com a APEXA, originou a cedência de um espaço (antiga escola do 1º ciclo) para a criação da sua própria sede.
  • Dentro desta temática desenvolveu-se o projecto “O Despertar da Deficiência em Albufeira”, foram desenvolvidas algumas actividades destinados à população portadora de deficiência.
Curso de Língua Gestual Portuguesa
 

Com início a 3 de Novembro 2006 até dia 28 de Julho 2207, nas Instalações do Gabinete de Apoio à Juventude, realizou-se o primeiro Curso de Língua Gestual Portuguesa (LGP) em Albufeira, cujo o objectivo principal era o desenvolvimento de competências em LGP e a obtenção de alguns conhecimentos sobre a comunidade surda e a sua cultura.

Campeonato Nacional de Natação adaptada paralímpicos Albufeira 2007
 

Em colaboração da Associação Nacional de Desporto (PCAND), realizou-se nas Piscinas Municipais de Albufeira, nos dias 24 e 25 de Março, o primeiro Campeonato de Natação Adaptada que contou com participantes, jovens atletas nacionais portadores de Paralisia Cerebral e situações neurológicas afins, pertencentes a Associação Nacional de Desporto de Lisboa (PCAND). Sendo o primeiro evento deste tipo no distrito algarvio, pela sua importância no que toca ao desenvolvimento da deficiência motora em ambientes aquáticos, no nosso concelho, serviu ao mesmo tempo para proporcionar a estes nadadores momentos descontraídos e de convívio, tanto para eles como para suas famílias, bem como, o de apresentar uma modalidade desportiva já desenvolvida em outros concelhos do país, mas sem expressão em Albufeira. 

Ação de Formação: Terapia Psicomotora em Meio Aquático
 

Esta acção teve como objectivo ser um complemento de formação para todos os técnicos que desempenham funções no meio aquático, de modo a poderem adquirir conhecimentos teóricos e, essencialmente, teórico-práticos na área da Psicomotricidade em meio aquático e da Intervenção segundo o conceito de Halliwick.
Desenvolvida nas Piscinas Municipais de Albufeira de 21 a 23 de Abril, destinou-se a Profissionais das áreas da Saúde e Educação que desenvolviam a sua actividade profissional no âmbito da Reabilitação e/ou Intervenção em meio aquático. 

Curso para Tecnicos de Boccia
 

Em colaboração com Governo Civil do Distrito de Faro e a Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral N. R. Faro, realizou-se nas Instalações da Piscinas Municipais de Albufeira, um Curso destinado a Professores de Educação Física, Técnicos Desportivos, Animadores Sociais, Alunos da Área de Desporto e quem pretenda divulgar e implementar a Modalidade de Boccia, cuja a principal finalidade seria implementar a modalidade de Boccia a nível Nacional, dar conhecer-se as regras básicas desta modalidade e como planear-se uma Organização de um evento Desportivo deste tipo.