Definitivamente as Bahamas

Dia Mundial do Teatro

M/12 | € 5,00 | Bilhetes: Plataforma BOL
Galeria Municipal João Bailote (9h30-12h30; 13h30-17h00, dias úteis)
Auditório Municipal (19h30-21h15, no dia do espetáculo)

“Definitivamente as Bahamas” é uma peça do dramaturgo inglês Martin Crimp escrita em 1986, para três atores de duas gerações distintas: o casal sexagenário protagonizado por Custódia Gallego e Marques d’Arede; e a estudante originária da Galiza, pela jovem atriz galega Cristina Gayoso Rey.

Um casal de reformados, Tita e Gui, casados há décadas, falam-nos na sala de estar da sua casa. O casal aluga um quarto da sua casa a uma jovem estudante, que de vez em quando cruza a cena para pouco mais do que atender o telefone, mas cuja presença põe em cheque toda a normalidade que se
tenta fabricar na descrição do quotidiano.

Tendo sido originalmente escrita para a Rádio, a peça contém uma forte carga irónica e de humor negro, servida por ritmo vertiginoso e fervilhante.

Apesar de escrita há mais de 30 anos, encontramos hoje uma relação com o discurso centrado nas questões da migração e dos choques culturais, resultando numa posição excessiva e alarmista sobre a presença do Outro nas nossas vidas, mas acima de tudo no nosso discurso e imaginário. A peça ganha agora um significado renovado com a ascensão dos nacionalismos, do populismo e da xenofobia.

De Martin Crimp | Tradução: Isabel Lopes | Encenação: Ricardo Neves-Neves | Elenco: Custódia Gallego, Marques D’Arede e Cristina Gayoso Rey | Desenho de Luz: Cristina Piedade | Teatro do Elétrico

Definitivamente as Bahamas - Logotipos

Auditório Municipal de Albufeira