Albufeira 35 mm - Ciclo de Cinema ao Ar Livre
Entrada Livre. Lotação sujeita à capacidade dos locais
Apreciar o cinema ao ar livre nas quentes noites de verão, é sempre convidativo. Este ciclo de cinema iniciou-se em julho e prolonga-se até setembro, em todas as freguesias do concelho, com início sempre às 21h30. Neste mês teremos três noites com a excelência da sétima arte contemporânea, para assistir gratuitamente, na companhia dos familiares e amigos.
Folhas caídas de Aki Kaurismaki
Não é o aclamado livro de Almeida Garrett, mas sim um drama com a assinatura do aclamado realizador finlandês Aki Kaurismäki, que há mais de 30 anos que vive, metade do ano, em Viana do Castelo. “Folhas Caídas” obteve o Prémio do Júri no Festival de Cannes e foi considerado o melhor filme de 2023 pela revista Time e pela Federação Internacional de Críticos de Cinema. “Folhas Caídas” completa a tetralogia sobre o proletariado que iniciou com os filmes ”Sombras no Paraíso! (1986), “Ariel” (1988) e “A Rapariga da Fábrica de Fósforos” (1990).
O filme trata de Holappa, um operário metalúrgico que perde emprego atrás de emprego porque bebe muito, mesmo quando trabalha. Ansa é despedida por levar para casa, do supermercado onde trabalha, comida cuja data de validade expirou. Estes dois seres solitários encontram-se num bar de karaoke. E vão andar desencontradas durante quase todo o resto do filme, por causa de números de telefone perdidos, acidentes com transportes públicos e da bebedeira constante de Holappa.