SIR CLIFF RICHARD RECEBE CHAVE DA CIDADE DE ALBUFEIRA

No dia em que se assinalam os 510 anos sobre a Atribuição da Carta de Foral a Albufeira e em que se celebra o Dia do Município, e 11 anos após a inauguração da Rua Cliff Richard, Sir Cliff foi convidado pela Câmara Municipal para participar nas Comemorações da data. A Autarquia vai atribuir ao artista a Chave da Cidade de Albufeira durante o espetáculo comemorativo do Dia do Município, que se realiza na Praça dos Pescadores, às 22h30.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, vai entregar a Chave da Cidade a Sir Cliff Richard, esta quinta-feira, 20 de agosto, Dia do Município de Albufeira.

A entrega protocolar da Chave, que será recebida por um representante de Sir Cliff, decorrerá durante a Sessão Solene que tem lugar no Salão Nobre da Câmara, às 10h30, onde serão homenageadas personalidades individuais e coletivas pelo seu contributo para o engrandecimento do Município. O artista irá subir ao palco da Praça dos Pescadores para receber a Chave, de forma simbólica, pela mão de Carlos Silva e Sousa durante o concerto de Gisela João, agendado para as 22h30.

Segundo Carlos Silva e Sousa este gesto representa de forma particular “o reconhecimento do elevado contributo que o artista tem dado ao desenvolvimento e promoção do concelho”.

De acordo com o regulamento "a Chave de Ouro da Cidade de Albufeira destina-se a galardoar titulares de órgãos de soberania nacionais ou estrangeiros, diplomatas estrangeiros em Portugal e personalidades nacionais ou estrangeiras de reconhecido mérito ou relevo que a convite da Câmara Municipal, se desloquem em visita protocolar ao Município de Albufeira.”

Sir Cliff Richard conheceu e apaixonou-se por Albufeira há mais de 40 anos, tendo escolhido a cidade para seu destino de férias pela primeira vez, no já longínquo ano de 1961. Nesse ano, na artéria que hoje ostenta o seu nome, o ex-vocalista dos The Shadows comprou a sua primeira habitação algarvia. É frequente ouvir os seus elogios a Albufeira por ter “algumas das mais belas praias do Mundo, gentes muito amáveis e uma gastronomia esplêndida”.

A sua presença em Albufeira e a estadia de outras estrelas da música mundial que o vinham visitar deram um enorme contributo para afirmar o concelho como um destino internacional. Em 2003, a Câmara Municipal de Albufeira decidiu homenagear Sir Cliff Richard, através da atribuição do nome do cantor britânico a uma rua da cidade, tendo sido este um dos pontos altos das comemorações do Dia do Município.

Sir Cliff Richard nasceu a 14 de Outubro de 1940, em Inglaterra. Ao longo de 5 décadas, acumulou êxitos como cantor, músico, performer, ator e filantropo, sendo hoje um verdadeiro ícone musical. Ainda como adolescente, iniciou uma carreira fulgurante que o estabeleceu como a primeira estrela de Rock n’ Roll na Europa, antes ainda do surgimento dos Beatles. Com o seu grupo de apoio The Shadows, Sir Cliff dominou a música popular britânica dos anos 1950 e início dos anos 1960.

Ao longo da sua carreira, Sir Cliff Richard vendeu mais de 250 milhões de discos sendo, ainda hoje, um dos artistas britânicos mais reconhecido e estimados por todo o mundo. Foi o primeiro artista de rock a ser condecorado pela Rainha Isabel, em outubro de 1995, à frente de nomes como Paul McCartney (1997), Elton John (1998), Mick Jagger (2003) e Tom Jones (2006). Sir Cliff concretizou também em Albufeira o seu sonho de plantar uma vinha, na sua propriedade da Quinta do Moinho. É lá que são produzidos os vinhos Vida Nova, em cuja produção ele próprio está envolvido.

X OPTO
O OPTO - o maior fórum de educação e formação a sul do Tejo voltou a ser um sucesso. De 17 a 19 de abril, mais de 10 mil jovens passaram pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira. Estudantes do 3.º ciclo e secundário, vocacional e profissional...