MUNICÍPIO ABRE INSCRIÇÕES PARA O VIII FÓRUM DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DO ALGARVE

Estão abertas as inscrições para o VIII Fórum de Educação e Formação do Algarve, que vai decorrer no Pavilhão Desportivo de Albufeira nos dias 27, 28 e 29 de abril de 2022. Os expositores podem proceder à respetiva inscrição até ao dia 28 de janeiro e os grupos de alunos interessados em participar no Fórum podem, também, fazê-lo enviando a ficha de inscrição de visitante para o AGE – Gabinete de Empreendedorismo de Albufeira até ao próximo dia 11 de março. Mais informação sobre o evento pode ser consultada no portal do Município em: https://www.cm-albufeira.pt/content/opto-1, ou solicitada diretamente ao AGE, através do endereço eletrónico age@cm-albufeira.pt  ou dos números de telefone 289 598 808 ou 289 599 579.

A VIII edição do Fórum de Educação e Formação do Algarve está de regresso a Albufeira, após dois anos de interrupção (2020 de 2021) devido à Covid-19. O evento irá decorrer nos dias 27, 28 e 29 de abril de 2022, no Pavilhão Desportivo de Albufeira.

O certame, uma organização conjunta do Município de Albufeira, Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares-Direção de Serviços da Região do Algarve (DGEstE) e Institituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), com a colaboração dos três Agrupamentos de Escolas do concelho de Albufeira, é considerado um dos mais importantes fóruns de educação e formação a nível do Algarve e Baixo Alentejo.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira refere que os parceiros decidiram retomar a organização do evento acautelando todas as medidas que forem necessárias à segurança de expositores e visitantes. José Carlos Rolo realça “o impacto regional do Fórum e a sua importância para os jovens numa altura da vida em que têm que fazer escolhas decisivas ao nível do seu futuro académico e profissional”. Trata-se de uma excelente oportunidade para, durante três dias, puderem recolher ideias e sugestões de formação e qualificação profissional, ofertas ao nível do ensino secundário e superior e ouvir exemplos e testemunhos de profissionais de várias empresas e organizações que poderão ajudar nas suas escolhas, sublinha.

Refira-se que o OPTO – Fórum de Educação e Formação do Algarve é um certame que visa apoiar as decisões familiares no âmbito do percurso escolar, académico e profissional dos jovens estudantes, numa exposição que reúne no mesmo espaço representantes do ensino superior, ensino secundário e profissional, línguas, mobility e study abroad, bem como outras entidades, das quais destacamos as militares e de socorro.

A última edição, que se realizou em 2019, contou com a presença de 63 expositores e acolheu 6 mil visitantes, mais 500 em relação ao ano de 2018.

Para a edição de 2022, os expositores interessados devem efetuar a sua inscrição  nos termos das normas de participação que definem as modalidades como expositor e participante no Programa de Animação, mediante preenchimento da ficha de inscrição, que deverá ser enviada para age@cm-albufeira.pt até ao dia 28 de janeiro de 2022.

Para além das visitas espontâneas por parte de toda a comunidade, os grupos de alunos deverão formalizar a respetiva inscrição para visita mediante preenchimento da ficha de visitante, que deverá ser enviada para age@cm-albufeira.pt, até ao dia 11 de março de 2022.