FOLAR É REI DA PÁSCOA EM PADERNE

O bolo tradicional da Páscoa, feito à antiga ou já contendo inovações vindas dos produtos regionais, foi o rei das iguarias da XII Mostra do Folar que Paderne acolhe anualmente. O parque de estacionamento João Campos reuniu 37 expositores, quase todos eles com sugestões de sabor que atraíram centenas de pessoas. Desses expositores, 16 eram artesãos, os quais, aos olhos do visitante, mostraram de como se fazia o útil e o belo no tempo dos bisavós.

Sob a sombra dos jacarandás e das tílias, os 37 expositores da XII Mostra do Folar de Paderne aplaudiram com ânimo as palavras do presidente da Câmara Municipal que, para além de desejar a todos um bom momento de cultura e sabor, partilhou a sua satisfação por ver Paderne como uma das Sete Maravilhas das Aldeias de Portugal, na categoria de Aldeias Rurais. “Somos isto que se vê e isto é que tem o sabor e o valor da distinção cultural; isto também é Turismo”, referiu Carlos Silva e Sousa, que cumprimentou todas as associações presentes, fazendo-se acompanhar por Marlene Silva, Vereadora do Pelouro da Cultura.

Com animação musical ao vivo, ora popular, ora tradicional, centenas de visitantes não deixaram de fazer ao ar livre as suas refeições durante o passado fim de semana, onde não faltaram os pratos típicos, como as feijoadas, o polvo assado, as saladas com os legumes e vegetais da Aldeia, os enchidos preparados à moda do campo e as sopas feitas à antiga. Por esta mostra gastronómica, a prova evidenciou-se de ser Paderne uma das Aldeias Rurais de Portugal onde mais se preserva as receitas de mesa de outros tempos.

Já o folar da Páscoa cada vez mais “namora” novos ingredientes da alimentação mediterrânica, como a alfarroba, a gila, os frutos secos moídos e os licores dos frutos que abundam naquela que foi já considerada “o celeiro de Albufeira.”

Ao longo dos dois dias, a animação coube a Carlos Coelho, Bandinha Popular, Filipe Conde, Grupo Coral II Capítulo e Grupo Etnográfico Gente do Alto Mira. Esta Mostra é uma organização da Junta de Freguesia de Paderne, como o apoio do Município de Albufeira.