CROSSE INTERNACIONAL DAS AMENDOEIRAS EM FLOR JUNTA MELHORES EQUIPAS EM ALBUFEIRA

Versão de impressãoVersão PDF

O Município de Albufeira e a Associação de Atletismo do Algarve promoveram uma conferência de imprensa para apresentação do 42º Crosse Internacional das Amendoeiras em Flor. A vontade é ver as Açoteias repleta de público. O calendário das provas levará à Pista das Açoteias mais de 4 mil atletas. Só a Taça dos Clubes Campeões Europeus em Atletismo contará com 63 equipas de 23 países, ou seja “a maior prova de sempre”, conforme referiu o presidente da Associação de Atletismo do Algarve, Jorge Santos.

Na presença de diversos jornalistas, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira iniciou a conferência de imprensa de apresentação do 42º Crosse Internacional das Amendoeiras em Flor, a ter lugar no dia 3 de fevereiro, na Pista Internacional das Açoteias. A sessão teve lugar na passada 3ª feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e José Carlos Rolo fez questão de lembrar alguns dos grandes nomes do Atletismo português, nomeadamente os que se sagraram campeões nos Jogos Olímpicos, como Fernando Mamede, Rosa Mota, Carlos Lopes, Aurora Cunha “e, muito especialmente, o Prof. Moniz Pereira, um homem notável, por todos conhecido como o Sr. Atletismo. A qualquer hora do dia que nos desloquemos às Açoteias, vemos pessoas a praticarem esta modalidade, seja como treino ou por mera preparação física. Isso alegra-nos, posiciona-nos em destaque como um lugar privilegiado, a nível mundial para a prática deste desporto.”

As respostas às questões dos diversos jornalistas presentes prometem fazer da edição deste ano um momento especial. A prova volta a incluir a Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta Mato, na sua 56ª edição, a qual, segundo assegurou Jorge Santos, presidente da Associação de Atletismo do Algarve terá a “maior participação de sempre”. Em competição estarão 63 equipas distribuídas por 20 equipas de seniores masculinos, 16 de seniores femininos, 16 de juniores masculinos e 12 de juniores femininos. Destaque para os representantes de Portugal, o S.L. Benfica com 10 atletas de Sub 20 femininos e o Sporting C.P. com 30 atletas divididos por Sub20 femininos e seniores masculinos e femininos.

Custódio Moreno, diretor Regional do IPDJ - Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), salientou por seu turno que a Pista das Açoteias “é de longe a melhor pista mundial para a prática do corta-mato”, acrescentando ainda que “o corta-mato não perdeu importância, nem desapareceu do mapa. A questão é que já não há só o corta-mato e o atletismo para dar alegrias aos portugueses” e que “no Algarve já ultrapassámos os mil atletas federados”.

Satisfeito com estas declarações, o diretor técnico da Associação de Atletismo do Algarve (AAA), Rui Costa, chegou mesmo a apelidar o Crosse das Amendoeiras como a “prova rainha” do Atletismo e frisou que “sem o apoio da Câmara de Albufeira, não seria possível manter este crosse vivo”, sendo este crosse “o único em Portugal que faz parte do calendário da IAAF, do mapa dos grandes crosses internacionais”.

O responsável técnico manifestou o desejo de ver o Crosse das Açoteias repleto de público na assistência e agradeceu à Associação Europeia de Atletismo a “grande confiança” que deposita no trabalho da associação algarvia, ao integrar o Crosse das Amendoeiras no calendário internacional e ao trazer para a região a Taça dos Clubes Campeões Europeus.

Algumas “estrelas” do Atletismo nacional marcaram também a sua presença nesta conferência, nomeadamente Sara Moreira e Licínio Pimentel, capitães das equipas feminina e masculina de atletismo do Sporting, que no ano passado se sagraram campeões europeus precisamente nas Açoteias. De Sara Moreira ficamos a saber que a equipa feminina está a preparar-se e “vai lutar pela revalidação do título”, o que se passando com a equipa masculina, até porque, salientou Licínio Pimentel, “equipas estrangeiras estão a apostar cada vez mais nesta prova, com uma participação maior e mais forte”.

A acompanhar estes atletas, Carlos Silva, coordenador da Secção de Atletismo do Sporting, agradeceu à Câmara Municipal de Albufeira o convite para estar na conferência de imprensa e fez notar que “depois de o Sporting ter sido campeão europeu de crosse e de pista, a Câmara de Albufeira foi a única instituição que nos fez um convite para estarmos presentes em qualquer coisa. Esta Câmara soube marcar a diferença”.

Refira-se que o Crosse Internacional das Amendoeiras e a 56ª Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta Mato em Flor vão ser transmitidos em direto pel’A Bola TV, entre as 11h15 e as 13h15, horário em que se disputam os escalões de seniores masculinos e femininos. Pode também assistir às provas em tempo real - live streaming- através do link: https://www.albufeira2019.com/live-streaming/

Depois da disputa do Crosse e da TCCE (Taça dos Clubes Campeões Europeus) haverá o Campeonato Regional de Corta Mato Curto e, a seguir, terá ainda lugar uma prova regional que conta com mais de meio milhar de participantes só do Algarve. O 17.º Corta Mato das Areias de São João terá início às 14h00, com os escalões de Benjamim, Infantil, Iniciado e Juvenil.

O Crosse inclui também o Desporto Adaptado, que tem lugar na parte da tarde, pelas 15h00, e o Desporto Escolar e de Formação que, no total, reúnem perto de 3000 participantes em representação de 80 por cento das escolas algarvias. Este ano, o Corta Mato Regional do Desporto Escolar realiza-se no dia 8 de fevereiro, às 10h00, na Pista de Crosse das Açoteias. Nesta competição serão apurados os alunos e as escolas, dos escalões de iniciados e juvenis, de ambos os sexos, que irão representar a Direção Regional de Educação do Algarve no Corta Mato Nacional.

Galeria de Fotos: 

Seção do Portal: 

Data de Publicação: 

24/01/2019