Castelo de Paderne acolhe observação de Estrelas Cadentes

Na próxima quinta-feira, dia 13 de agosto, é noite de estrelas cadentes no Castelo de Paderne. Trata-se de uma iniciativa do Museu Municipal de Arqueologia, que conta com o apoio do Clube de Astronomia de Albufeira e do grupo de animação Robin Hood. Para participar basta comparecer no local, entre as 20h30 e as 23h30.

A noite de 13 de agosto vai ser muito especial com uma verdadeira chuva de estrelas cadentes a rasgar o firmamento, como aliás acontece todos os anos por esta altura. O fenómeno ocorre apenas durante breves segundos, que chegam para deslumbrar quem tiver a sorte de viver esta fantástica experiência. Alguns, os que acreditam, ainda podem aproveitar para formular um desejo.

A chuva de meteoros das Perseidas – assim denominada pelo facto de os meteoros surgirem a nordeste, junto à constelação de Perseus – é um fenómeno que acontece todos os anos em agosto, quando a terra passa pelo rasto do cometa Swift-Tuttle.

O milenar Castelo de Paderne, localizado no interior do barrocal algarvio, bem longe das luzes da cidade, foi o local escolhido pelo Município de Albufeira para fazer a observação do céu com telescópio de estrelas cadentes. O programa integra também uma animação teatralizada sobre o tema “Contos Cadentes” pelo Grupo Robin Hood, na zona da Ermida.

O evento conta com o apoio do recém-criado Clube de Astronomia de Albufeira, da responsabilidade do casal Vita Mala e Oleh Malyi que, para além da grande paixão pela astronomia, fazem parte da equipa do ESO (European Southern Observatory). O Clube é detentor de dois telescópios que permitem fazer a observação do céu noturno, da lua, estrelas e planetas, que permitem revelar os mistérios do Universo.

O grupo Robin Hood associou-se à iniciativa para completar a magia da noite com histórias e brincadeiras com palavras que irão ajudar a conhecer melhor o universo à nossa volta. Fundado em 2014, quando venceu o concurso nacional de ideias “Mundar: muda o teu mundo”, promovido pelo Programa Escolhas, A Torke+CC e a Fundação Calouste Gulbenkian, Robin Hood é um grupo de jovens, que desenvolve ações de animação, como forma de obter receitas, que se destinam a projetos de intervenção social.

Esta quinta-feira não fique em casa! Vá até ao Castelo de Paderne observar e ouvir histórias de estrelas cadentes!