ALBUFEIRA VIVE A MAGIA DO NATAL

Versão de impressãoVersão PDF

Albufeira prepara-se a rigor para celebrar a época natalícia com milhares de luzes a brilhar em vários pontos do concelho e muitas atividades organizadas a pensar nas famílias. O programa tem início já este fim de semana com o Mercado de Natal na freguesia da Guia, no âmbito da iniciativa Guia Natal, que se prolonga até 6 de janeiro. Mas são muitas mais as propostas que o Município tem para oferecer a residentes e turistas: uma exposição de presépios, divertidas aventuras na Snowland, o Mercado de Natal do EMA, um espetáculo com canções dos filmes da Disney, Teatro de Circo, a Corrida do Pai Natal e o tradicional concerto de Natal no Auditório Municipal.

O espirito do Natal já se sente em Albufeira, que já tem tudo preparado para no último dia de novembro inaugurar a tradicional iluminação de Natal. Estrelas, bolas, renas, anjos, pais natais e dezenas de motivos coloridos vão emprestar mais brilho e animação à cidade e às freguesias do concelho, que este ano recebem cerca de 15 milhões de lâmpadas de tecnologia LED, num investimento total que ronda os 92 mil euros (valor que incluiu os gastos de energia).

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira refere que a iluminação natalícia é um investimento importante para o concelho, que todos os anos recebe milhares de turistas que escolhem estas paragens para celebrar o Natal e o Fim de Ano, bem como para residentes e comerciantes, que vêm a sua cidade mais bonita e atrativa. José Carlos Rolo faz questão de sublinhar que “apesar da euforia da época, o Município não descura a questão energética, tendo apostado em iluminação 100% eficiente, com tecnologia LED de última geração”. A Iluminação de Natal vai estar ligada até dia 6 de janeiro, sendo que no centro da cidade desliga às 2h00, à exceção dos dias de Natal e Passagem de Ano, datas em que desliga às 3h00 e 5h00, respetivamente. Nos restantes locais, a iluminação liga e desliga no horário “noturno-diurno”.

Para além da iluminação natalícia, a Autarquia organizou um vasto programa de atividades especialmente a pensar nas famílias, que inclui eventos culturais, lúdicos e desportivos que visam promover o espírito da época e valorizar os saberes e tradições locais.

O programa tem início este fim de semana na Guia, 24 e 25 (sábado e domingo), com o Mercado de Natal, que se realiza junto ao Polidesportivo da localidade, entre as 14h00 e 21h00. Para além das tradicionais barraquinhas de comes e bebes, onde é possível encontrar a gastronomia típica da época preparada pelas associações da freguesia, esta é uma excelente oportunidade para adquirir alguns presentes de Natal para os amigos e familiares. Também a partir deste sábado (24) é possível visitar o Presépio de Rua, instalado entre a Ermida de Nossa Senhora da Guia e a Igreja Matriz. Não deixe de levar as crianças para conhecer as 33 figuras, da autoria da britânica Toin Adams, representativas de diversas cenas históricas associadas ao nascimento de Jesus.

De 7 de dezembro a 5 de janeiro, quem passar pela Galeria Municipal João Bailote, junto aos Paços do Concelho, pode apreciar a exposição de presépios “Luz de Natal”, da autoria do escultor albufeirense Joaquim Pargana.

Este ano mantém-se a promessa de que vai nevar no Natal com a “Snowland”,uma das iniciativas mais aguardadas pela pequenada. No dia 8 de dezembro, o Pai Natal, acompanhado das suas amigas renas e dos divertidos duendes, chega à Praça do Município carregado de presentes, boa disposição e pronto para eternizar o momento dos mais pequeninos em bonitas fotografias para mais tarde recordar. De 8 a 31 de dezembro, miúdos e graúdos vão ter à disposição, mesmo em frente aos Paços do Concelho, uma excelente pista de gelo, um globo de neve, a casa dos duendes, um parque de neve, um espaço com insufláveis e piscina de bolas, contos, teatro e muita animação. O evento está aberto ao público, nos dias úteis, das 15h00 às 20h00, e nos fins de semana e feriados, entre as 10h00 e as 20h00.

A 8 e 9 de dezembro, entre as 14h00 e as 20h00, o EMA - Espaço Multiusos de Albufeira recebe o tradicional Mercado de Natal. O certame, que todos os anos atrai centenas de visitantes ao local, oferece o melhor da doçaria da época, licores, velas, decorações natalícias, diversas opções de presentes, cânticos e espetáculos protagonizados pelas academias artísticas e associações locais.

 “As Grandes Canções da Disney”, um concerto multimédia baseado nos filmes da Disney chega ao Auditório Municipal a 9 de dezembro, a partir das 15h30. Tiago Mileu ao piano e Pedro Miguel Nunes na voz vão ser responsáveis por um espetáculo que promove a articulação entre a projeção dos filmes Pinóquio, Dumbo, Cinderella, Dama e o Vagabundo, Bela Adormecida, a Pequena Sereia, a Bela e o Monstro, Pocahontas, Rei Leão II e Hércules e a respetiva banda sonora, interpretada ao vivo pelos músicos.

A freguesia de Ferreiras também vai viver a Magia de Natal com “Pinóquio”, um espetáculo de Teatro Circo que promete fazer as delícias dos mais pequeninos, no dia 15 de dezembro, das 15h30 às 17h00, na sala Multiusos do Estádio da Nora.

No dia 16 de dezembro a Marcha/Corrida do Pai Natal, uma atividade que ao longo dos anos tem vindo a marcar a quadra natalícia em Albufeira, volta a juntar centenas de pessoas, que se vestem a rigor com as cores de Natal para uma agradável manhã de desporto e convívio. O ponto alto do encontro está marcado para as 10h00, junto ao Mercado Municipal dos Caliços. Os participantes recebem um Kit de oferta com água, fruta, t-shirt e um gorro do Pai Natal para que depois do aquecimento possam optar por dois percursos, gratuitos e acessíveis a todos, de 5 ou 9 Km, que podem ser feitos a correr ou a caminhar, de acordo com a preferência ou preparação física de cada um. 

O programa encerra em beleza, no dia 20 de dezembro, com o Concerto de Natal pela Orquestra Clássica do Sul, a partir das 21h30, no Auditório Municipal.

Galeria de Fotos: 

Seção do Portal: 

Data de Publicação: 

22/11/2018