ALBUFEIRA ACOLHE XIII CONGRESSO NACIONAL DAS MISERICÓRDIAS

Versão de impressãoVersão PDF

Albufeira é a cidade escolhida para acolher a XIII edição do Congresso Nacional das Misericórdias. A iniciativa terá lugar entre os dias 7 e 10 de fevereiro, no Palácio de Congressos do Algarve, nos Salgados. Entre os 700 participantes esperados, estarão personalidades de relevo de diversos quadrantes da sociedade portuguesa que, juntos, irão refletir sobre os desafios políticos, sociais e gestionários com que as misericórdias são confrontadas. A sessão de abertura do evento será presidida pelo primeiro- ministro, António Costa, e contará com a intervenção do presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo. A encerrar o encontro, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, irá presidir à sessão. Entre os oradores, destaque para as intervenções do ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José Vieira da Silva, do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, e da secretária de Estado da Segurança Social, Cláudia Jardim.

De 7 a 10 de fevereiro, Albufeira vai receber mais de 700 participantes e representantes das Misericórdias de todo o país, para o XIII Congresso Nacional das Misericórdias, que vai realizar-se no Palácio de Congressos do Algarve, Salgados.

A sessão de abertura, agendada para as 17h30 do dia 7 de fevereiro, vai ser presidida pelo primeiro-ministro, António Costa. A sessão vai também ficar marcada pela Oração de Sapiência proferida pelo ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José Vieira da Silva, dedicada ao tema “O papel do setor social no desenvolvimento das políticas sociais no Estado Português”. São esperadas ainda as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, da Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, Patrícia Seromenho e do presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel de Lemos.

A sessão de encerramento do encontro, que decorre no dia 9 de fevereiro, pelas 17h00, será presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A 13ª edição do Congresso das Misericórdias Portuguesas irá reunir diversas individualidades da sociedade civil, políticos e empresários para debaterem o panorama e os principais desafios do setor social, aflorando temas relacionados com o envelhecimento da população, o papel da economia social, a sustentabilidade das Misericórdias, a cooperação e a relação com o Estado, o contributo das Santas Casas para o desenvolvimento do território nacional, o impacto da Lei de Bases da Saúde, entre muitos outros. O evento pretende também definir as principais linhas de orientação nas quais se poderá basear a estratégia de intervenção das Misericórdias nas suas diversas áreas de atuação.

Além da presença do chefe de Estado e do primeiro-ministro, o Congresso irá contar com a presença do ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José Vieira da Silva, do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, e da secretária de Estado da Segurança Social, Cláudia Jardim.

Do programa consta o Desfile de Irmandades, no dia 7 de fevereiro, quinta-feira, que parte da Igreja Matriz de Albufeira, às 15h30, após a Eucaristia por D. Manuel Neto Quintas, Bispo de Faro. O desfile irá passar pela Rua da Igreja Nova, Rua Miguel Bombarda, Rua da Bateria, Av. 25 de Abril, Travessa e Rua dos Telheiros, Rua Sacadura Cabral, Bairro dos Pescadores, Rua das Telecomunicações, Praceta do Movimento das Forças Armadas e termina no edifício dos Paços do Concelho. Todas estas artérias estarão condicionadas ao trânsito entre as 15h30 e as 16h45.

Para mais informações, consultar o site oficial do congresso.
 

Anexo(s): 

Seção do Portal: 

Data de Publicação: 

29/01/2019