Campanha de recolha de automóveis ligeiros de passageiros da marca “Toyota", diversos modelos

No âmbito do Safety Gate – RAPEX(Sistema de alerta rápido para produtos perigosos não alimentares)**foram notificados os seguintes automóveis ligeiros de passageiros:

A Direção-Geral do Consumidor no desempenho das suas funções, enquanto Ponto de Contacto nacional do “Safety Gate - RAPEX transmitiu estas informações às autoridades nacionais de fiscalização do mercado:

Notificação n.º:A12/00469/22
Categoria:Veículos a motor
Produto:Automóveis ligeiros de passageiros
Marca:Toyota

Tipo / número

do modelo:

- Model Name (Model Code): C-HR (MAXH10, NGX10, ZGX10, ZYX11), GR Yaris (GXPA16) and Yaris (KSP211, MXPA11, MXPH11);

- Type approval number: e6*2007/46*0338*04, e6*2007/46*0454*00, e6*2007/46*0437*01;

- Model Year:  2020- 2021.

Datas de produção / Ano do modelo:- C-HR (20.03.2020 - 26.07.2021);
- GR Yaris (24.06.2020 - 02.08.2021);
- Yaris (06.07.2020 - 21.06.2021).
País notificador:Portugal
País de origem:França, Japão e Turquia
Tipo de risco:Ferimentos
Defeito Técnico / Risco:

A inicialização do sensor/radar, feita na fábrica, pode não ter sido realizada corretamente. Se isto acontecer, o radar não estará ativo. Nesta condição, o Sistema de Pré-Colisão (PCS) não irá detetar veículos à frente, das viaturas em questão, não transmitindo avisos ao condutor nem assistência à travagem.

Para além disto, a viatura não irá mostrar qualquer mensagem/aviso sobre a inativação do sistema de pré-colisão o que pode aumentar o risco de acidente.

Os veículos não estão em conformidade com os requisitos do Regulamento relativo à homologação e à fiscalização do mercado dos veículos a motor e seus reboques, e dos sistemas, componentes e unidades técnicas destinados a esses veículos.

Medidas adotadas:

A medida de “Recolha do produto/veículo a motor junto dos utilizadores finais” foi iniciada no mercado do país notificador (Portugal) em 2022.

Identificação da campanha de recolha incluindo o mercado português (indicada pelo representante da marca):  22SMD-016.

Sítio de Internet do “Safety Gate”https://ec.europa.eu/safety-gate-alerts/screen/webReport

** A Direção-Geral do Consumidor (DGC) é o Ponto de Contacto nacional do “Safety Gate – RAPEX (Sistema de alerta rápido para produtos perigosos não alimentares)”. Este Sistema Europeu visa detetar a existência de produtos considerados perigosos nos 27 Estados-Membros (e nos países da Associação Europeia do Comércio Livre - EFTA) para tomada de medidas pelas respetivas autoridades competentes.

A DGC, como Ponto de Contacto Nacional, recebe as Notificações relativas aos produtos perigosos, emitidas através do referido Sistema, e encaminha-as para as Autoridades de fiscalização do mercado para a eventual adoção de medidas (retirada do mercado, proibição de comercialização, etc, …).

As Autoridades de fiscalização que podem tomar medidas para evitar a colocação de produtos perigosos no mercado nacional são: – a ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica); – a ARAE (Autoridade Regional das Atividades Económicas da Região Autónoma da Madeira); – a IRAE (Inspeção Regional das Atividades Económicas da Região Autónoma dos Açores); – a AT (Autoridade Tributária e Aduaneira); – o IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P.); – o INFARMED (Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P.); e – a PSP (Polícia de Segurança Pública).