PROJETO EDUCATIVO LOCAL REUNIU MAIS DE UMA CENTENA DE ATORES DA REDE “CIDADES EDUCADORAS” EM ALBUFEIRA

Albufeira reuniu cerca de uma centena de participantes no encontro da rede Cidades Educadoras, decorrido na passada semana no Hotel Alísios. O primeiro dia foi dedicado ao P.E.L. - Projeto Educativo Local do Município de Albufeira. Das diversas conclusões, salienta-se a necessidade de priorizar o ensino da Língua portuguesa como eixo de intervenção do projeto, assim como a necessidade de continuar a trabalhar na integração de todos, para que a Educação seja uma responsabilidade de todos e para todos. Ainda este mês Albufeira ruma a Curitiba (Brasil) para o XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras.

O grupo temático do P.E.L. - Projeto Educativo Local do Município de Albufeira organizou na passada semana, dias 9 e 10 de maio, o Seminário “Todos, todos no PEL” para debater diversos assuntos em torno da temática “Educação” e o envolvimento de toda a comunidade na construção, desenvolvimento e corresponsabilização do Projeto Educativo Local, um documento estruturante veiculado pele Rede de Cidades Educadoras, da qual Albufeira faz parte desde 2007.

Foram dois dias de debate e reflexão, onde não faltou o convívio e a partilha de experiências de diversos jovens e suas famílias oriundos de outros países, no painel sobre o envolvimento da comunidade migrante, bem como os representantes dos agrupamentos escolares e os responsáveis pelo Concelho Nacional de Educação (CNE), a Direção Geral de Educação (DGE), a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA I.P.), o Centro Local para a Integração de Migrantes (CLAIM) e a Associação Alegria de Leste.

Estiveram presentes ainda representantes de vários Municípios, nomeadamente, Águeda, Almada, Almodôvar, Braga, Évora, Lagoa, Loulé, Lisboa, Loures, Odemira, Oeiras, Pampilhosa da Serra, Santo Tirso, Sesimbra, Santa Maria Feira, Torres Vedras, Tábua, Vila Nova de Famalicão e Valongo.

A abrir este encontro, que juntou cerca de meia centena de participantes, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, lembrou que sempre foi um entusiasta da rede Cidades Educadoras e que espera que as conclusões resultantes deste encontro “venha a saldar-se em ações concretas em prol das comunidades”.

Por seu turno, a vereadora da Educação do Município de Albufeira, Cláudia Guedelha, frisou que a organização deste encontro “por um lado, demonstrou o dinamismo existente em Albufeira na área educativa e, por outro, permitiu-nos dialogar com outros responsáveis e com outras experiências, no sentido de melhorar o nosso trabalho e sermos igualmente interlocutores com os restantes parceiros”.

Se no primeiro dia o P.E.L. esteve em destaque, já no segundo, as atenções centraram-se no encontro nacional da Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras, com o intuito de preparar a participação portuguesa no XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras, em Curitiba, de 21 a 24 de maio, e onde Albufeira marcará presença. Foram ainda aprovados vários documentos. De salientar também que a Língua portuguesa foi votada como uma das línguas oficiais da rede. Outro dos momentos altos, prendeu-se com a presença de Sheila Gonzalez, da Universidade de Barcelona, autora do “Guia Metodológico” para construção da cidade educadora.

A par dos trabalhos, houve igualmente momentos recreativos, nomeadamente uma visita ao programa educativo do Zoomarine e ao Centro Educativo do Cerro do Ouro, onde se celebrou, tal como em anos anteriores, o Dia da Espiga, com flores e sementes do campo, a par da gastronomia com o sabor da tradição. Tempo ainda para um jantar cultural com momentos de poesia, dança e música proporcionados por alunos de várias nacionalidades do concelho de Albufeira. Das diversas conclusões, salienta-se a necessidade de priorizar o ensino da Língua portuguesa como eixo de intervenção do projeto, assim como a necessidade de continuar a trabalhar na integração de todos, para que a Educação seja uma responsabilidade de todos e para todos. A par disso, o grupo de trabalho considerou que não obstante de haver muito trabalho a fazer, todas as ações e projetos realizados têm constituído uma mais-valia no desenvolvimento dos diferentes Projetos dos vários territórios nacionais.

O seminário culminou com a passagem da coordenação do grupo de trabalho de Albufeira para o município de Oeiras, que assume agora coordenação deste grupo por dois anos.