Estamos em contagem decrescente para a realização da décima edição do OPTO, um dos maiores Fóruns de Educação e Formação do País, que, nos próximos dias 17, 18 e 19 de Abril, está de regresso ao Pavilhão Municipal de Albufeira. Dando continuidade ao que aconteceu em 2023 no âmbito do certame, o Município de Albufeira volta a atribuir o Prémio de Sustentabilidade que visa distinguir, promover e premiar os estudantes que apresentem os melhores projetos no âmbito da Sustentabilidade, incentivando à divulgação de novos talentos no concelho. Nesta edição os projetos a apresentar deverão enquadrar-se no subtema “Água”. O prazo para apresentação das candidaturas decorre até ao próximo dia 31 de março, sendo que o projeto vencedor para cada escalão (9.º ano - 1.º escalão e 12.º ano - 2.º escalão) será anunciado no dia 19 de abril.

Este é o segundo ano que o Município de Albufeira atribui um Prémio de Sustentabilidade, no âmbito do OPTO – Fórum de Educação e Formação do Algarve. O Prémio visa distinguir, promover e premiar os estudantes com os melhores projetos na área da Sustentabilidade, incentivando à divulgação dos novos talentos do concelho de Albufeira. Nesta edição de 2024, os projetos deverão enquadrar-se no subtema Água, podendo ser apresentados em qualquer área.

O Prémio tem como destinatários os estudantes que se encontrem a frequentar o 9.º ou o 12.º ano de escolaridade no concelho de Albufeira, que devem apresentar os seus projetos individualmente, estando excluída a possibilidade de coautoria.

As candidaturas devem ser formalizadas até ao próximo dia 31 de março, através do preenchimento e envio de formulário próprio, disponível aqui, juntamente com os seguintes documentos: projeto a candidatar em formato digital (vídeo, fotografia, áudio ou outra forma de apresentação digital); comprovativo das várias etapas de construção/desenvolvimento do projeto (podem ser enviadas fotografias das várias etapas, vídeos ou outros formatos digitais) e um pitch (apresentação rápida e direta sobre o projeto em formato vídeo, com duração máxima de 3 minutos), para o endereço eletrónico: age@cm-albufeira.pt. Para mais informação poderá consultar as Normas de Participação do Prémio

O projeto vencedor para cada um dos escalões (9.º ano – 1.º escalão e 12.º ano – 2.º escalão) será anunciado no próximo dia 19 de abril, no Pavilhão Desportivo de Albufeira, local de realização da X edição do OPTO. O Prémio tem natureza pecuniária e será atribuído da seguinte forma: € 500,00 para o aluno do 9.º ano, autor do projeto vencedor (valor a ser utilizado na aquisição de material didático e/ou formação/workshops) e € 2.000,00 para o aluno do 12.º ano, autor do projeto vencedor (valor que poderá ser utilizado para pagamento de propinas, formação especializada, ou abertura da própria empresa).

Cristiano Cabrita, vice-presidente da autarquia e responsável pelos pelouros da Juventude e do Empreendedorismo, sublinha que após o sucesso alcançado com a primeira edição do Prémio de Sustentabilidade em 2023, as expectativas este ano estão mais elevadas. “Esta é uma oportunidade para os jovens do nosso concelho mostrarem a sua criatividade, sob uma perspetiva crítica e responsável numa das áreas que, atualmente, mais preocupam a humanidade: a sustentabilidade ambiental, desta feita com particular enfoque na água, tema bastante pertinente tendo em consideração as condições de seca extrema que estão a assolar a região do Algarve”.

partilhar:

Etiquetas | Tags

ver também

Albufeira volta a conquistar o primeiro lugar no ranking da Tripadvisor, uma plataforma de viagens que disponibiliza informação sobre os melhores destinos, hotéis, restaurantes e atividades favoritas dos viajantes em todo o mundo, com base em...

Partilhar

Na próxima quarta-feira Albufeira ruma a Lisboa para mais uma participação na BTL. A decorrer na FIL, no Parque das Nações, de 28 de fevereiro a 3 de março, a 34ª edição do certame, reconhecido como o maior evento de turismo em Portugal e ponto de...

Partilhar