OS MELHORES ATLETAS DO MUNDO BRILHARAM NO PASSADO FIM-DE-SEMANA NO CROSS INTERNACIONAL DAS AMENDOEIRAS EM FLOR

A 47ª edição do Cross Internacional das Amendoeiras em Flor reuniu, no passado domingo, dia 25 de fevereiro, na pista de crosse das Açoteias os melhores atletas do mundo. A prova que integra o Circuito Mundial de Cross da World Athletics – Gold Level, contou com a participação de 106 equipas, 93 clubes de 22 países e mais de 420 atletas nas várias categorias em competição. O evento, que decorreu em simultâneo com a Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato, incluiu, igualmente, o Campeonato Regional de Corta-Mato e o Interassociações Jovem de Corta-Mato. O espanhol Thierry Ndikumwenayo e a etíope Linika Amebaw, ambos da equipa Playas Castellon, foram os grandes vencedores desta edição de 2024. 

No passado domingo, dia 25 de fevereiro, os melhores atletas internacionais e nacionais, brilharam na Pista de Cross das Açoteias, naquela que foi a 47ª edição do Cross Internacional das Amendoeiras em Flor, prova que ocorreu em simultâneo com a Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta Mato.

O espanhol Thierry Ndikumwenayo, da Playas Castellon, sagrou-se vencedor da prova principal, em seniores masculinos, sendo que o segundo lugar do pódio foi ocupado por Oscar Chelimo, do Uganda, da equipa Atletica Noceto, enquanto o terceiro lugar foi arrecadado por Rodrigue Kwizera, do Uganda, mais um bom resultado para a equipa Playas Castellon. O melhor português na prova foi Edson Barros, do Sport Lisboa e Benfica que ficou classificado em 13.º lugar.

Quanto à equipa sénior feminina, o primeiro lugar do pódio foi conquistado por Linika Amebaw, Etiópia, da Playas Castellon, o segundo pela atleta do Burundi Francine Niyomukunzi, da Cus Pro Patria e a terceira posição foi ocupada por Asmarech Anley, Etiópia, da equipa Braga. Mariana Machado (filha de Albertina Machado) foi a melhor portuguesa em prova, tendo cortado a meta na sexta posição.

Integrada no Circuito Mundial da World Athletics Cross Coutry Tour, única competição de Corta Mato com pontos WA para o ranking mundial em território nacional, o Cross Internacional das Amendoeiras em Flor é o 4º Cross mais antigo a integrar o Circuito WA.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, sublinhou que apesar do tempo pouco agradável que se fez sentir no domingo, a mítica prova das sapatilhas douradas reuniu centenas de atletas, muito público, nacionais e estrangeiros, numa excelente competição que este ano, teve novamente o incentivo de pontuar para a Taça dos Clubes Campões Europeus. “Trata-se de uma mais-valia para o concelho, uma vez que a prova é transmitida para toda a Europa e outras partes do mundo, constituindo uma excelente oportunidade de promoção para Albufeira. Acresce, que ao realizar-se durante a época baixa, o evento ajuda a diminuir a sazonalidade e a promover o turismo ao longo de todo o ano“, frisou o autarca.

Cristiano Cabrita, vice-presidente da autarquia com a responsabilidade do pelouro do Desporto, realça que “esta é mais uma linha escrita no propósito de sermos a Cidade Europeia do Desporto em 2026, a que somamos outras centenas de linhas, na elaboração de um dossier completo, com mais de 100 páginas e mais de 300 eventos desportivos organizados durante o ano, o qual iremos apresentar no próximo mês de março”. 

A 47ª edição do Cross Internacional das Amendoeiras em Flor é uma organização conjunta da Associação de Atletismo do Algarve e do Município de Albufeira, com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude e da Região de Turismo do Algarve.
 

partilhar:

Etiquetas | Tags

ver também

OPTO no Pavilhão Desportivo de Albufeira
O OPTO está de volta a Albufeira para a sua 10ª edição, consolidando-se como um dos principais Fóruns de Educação e Formação do país. O evento decorre nos dias 17, 18 e 19 de abril, no Pavilhão Desportivo de Albufeira, reunindo mais de 70 expositores...

Partilhar