MUNICÍPIO DE ALBUFEIRA RENOVA PROTOCOLO PARA INCENTIVAR CAPACIDADE EMPREENDEDORA DOS JOVENS

MUNICÍPIO DE ALBUFEIRA RENOVA PROTOCOLO PARA INCENTIVAR CAPACIDADE EMPREENDEDORA DOS JOVENS
MUNICÍPIO DE ALBUFEIRA RENOVA PROTOCOLO PARA INCENTIVAR CAPACIDADE EMPREENDEDORA DOS JOVENS

Após o sucesso alcançado nas anteriores edições, o Município de Albufeira renovou o protocolo de colaboração com a Junior Achievement Portugal, iniciativa que visa incentivar a capacidade empreendedora das crianças e jovens do concelho. No presente ano letivo prevê-se a participação de um total de 166 alunos, repartidos entre os vários graus de ensino de oito estabelecimentos escolares. Em 2019, os jovens de Albufeira venceram a competição regional, tendo representado o Algarve no desafio final em Lisboa.

O Município de Albufeira assinou, pelo quinto ano consecutivo, um protocolo de colaboração com a associação Junior Achievement Portugal (JA) com vista a dar continuidade ao programa “Aprender a Empreender”, nos três agrupamentos escolares.

O projeto, destinado a crianças e jovens dos 6 aos 30 anos de idade, tem por objetivo desenvolver a capacidade empreendedora, o gosto pelo risco, a criatividade e a inovação na referida faixa etária da população do concelho.

No ano letivo de 2018-2019 participaram no projeto 2 escolas do 1º Ciclo (EB1 Guia e Ferreiras) e 4 escolas do 2º e 3º Ciclo (EB 2,3 Paderne, Guia, D. Martim Fernandes e Ferreiras). O programa integrou 17 sessões de 50 minutos, divididas por 3 temáticas distintas para cada nível de ensino: “A Comunidade” (1º Ciclo), “A Europa e Eu” (2º Ciclo) e “Economia para o Sucesso” (3º Ciclo). No total, a iniciativa envolveu um total de 118 alunos, 6 turmas, 6 professores e 5 voluntários, trabalhadores de diferentes unidades orgânicas do Município de Albufeira. Para este ano a adesão ao programa intensificou-se, estando prevista a participação de 166 alunos: 61 do Agrupamento de Albufeira; 44 do Agrupamento Albufeira Poente e 61 do Agrupamento de Ferreiras.

Refira-se que o programa permite aos alunos de vários estabelecimentos de ensino receberem formação determinante para o seu crescimento, no âmbito de uma cultura mais empreendedora, responsável e baseada em princípios éticos. A JA Portugal, entidade responsável pela organização do programa a nível nacional, tem por objetivo “inspirar e preparar crianças e jovens para terem sucesso numa economia global, através de experiências transformadoras com base em três pilares fundamentais: Cidadania e Literacia Financeira, Educação para o Empreendedorismo e Competências para a Empregabilidade”. Os alunos estão no centro da estratégia e a metodologia utilizada baseia-se no aprender fazendo, cometem erros, no ambiente protegido da escola, com o apoio de voluntários ligados ao mundo do trabalho e de professores. Desenvolvem competências na área da liderança, tomada de decisões, resistência ao fracasso, trabalho em equipa, técnicas de apresentação e comunicação oral.

partilhar:
Etiquetas | Tags
ver também