MUNICÍPIO DE ALBUFEIRA PROMOVE NO SÁBADO RASTREIO DE SAÚDE NO MERCADO MUNICIPAL DOS CALIÇOS

No próximo sábado, dia 20, o Município de Albufeira, em parceria com o ABC – Algarve Biomedical Center e o ABC-RI – Algarve Biomedical Center Research Institute, promove um rastreio de saúde cardiovascular gratuito, para pessoas com mais de 50 anos, no Mercado Municipal dos Caliços, às 10h00. No mesmo dia, o “Albufeira com Coração” apresenta o Programa Comunitário de Exercício Físico na Doença Crónica com o objetivo de sensibilizar para uma vida ativa, saudável e segura, nomeadamente os portadores de fatores de risco cardiovasculares. Os interessados, que reúnam as condições de participação, devem agendar uma avaliação inicial através do número 935 721 314. O presidente da Câmara Municipal alerta para a necessidade de “agir preventivamente”.

No próximo sábado, dia 20 de abril, o Município de Albufeira em parceria com o ABC – Algarve Biomedical Center e o ABC-RI – Algarve Biomedical Center Research Institute, organiza um rastreio de saúde gratuito, no Mercado Municipal dos Caliços.

A iniciativa, direcionada para pessoas com mais de 50 anos, acontece às 10h00 e tem como objetivo realizar uma serie de testes simples que visam analisar os índices glicémicos, a pressão arterial e o nível de consumo de oxigênio e consequentemente, avaliar possíveis casos de risco de doenças como a diabetes, o colesterol elevado e doenças cardiovasculares.

No mesmo dia é, também, apresentado o Programa Comunitário de Exercício Físico na Doença Crónica, ao abrigo do projeto “Albufeira com Coração”. Este programa, estabelecido através do protocolo de colaboração com a AD-ABC – Associação para o Desenvolvimento do Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve, apresenta uma seleção de exercícios físicos para pessoas com risco de doença cardiovascular, cerebrovascular, músculo-esquelética e diabetes mellitus, promotores e essenciais para a saúde e bem-estar.

Os interessados, que reúnam as condições de participação, devem agendar uma avaliação inicial por telemóvel: 935 721 314.

José Carlos Rolo destacou esta ação enfatizando a importância da prevenção na área da saúde. O presidente da Câmara Municipal de Albufeira afirmou que “para além do tratamento atempado da doença, é importante saber reconhecer os fatores de risco e agir preventivamente, através da eliminação dos hábitos prejudiciais para a nossa saúde, da realização de rastreios preventivos, da adoção de uma dieta saudável, da prática regular de exercício físico, entre outros fatores importantes, que serão devidamente esclarecidos durante esta ação de rastreio".

Note-se que o “Albufeira com Coração” surge com o intuito de sensibilizar e reabilitar todos os indivíduos, que tenham fatores de risco cardiovasculares, para uma vida ativa, saudável e segura, disponibilizando conhecimentos acerca dos comportamentos a adotar numa situação de urgência médica.

X OPTO
O OPTO - o maior fórum de educação e formação a sul do Tejo voltou a ser um sucesso. De 17 a 19 de abril, mais de 10 mil jovens passaram pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira. Estudantes do 3.º ciclo e secundário, vocacional e profissional...