MUNICÍPIO DE ALBUFEIRA DISTRIBUI MANUAL SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL AOS ALUNOS DO PRÉ-ESCOLAR E DO 1º CICLO

Para assinalar o Dia Mundial da Alimentação, no passado dia 16 de outubro, o Município de Albufeira distribuiu a todos os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo o “Manual de Alimentação Saudável em Idade Pré-Escolar e do 1.º Ciclo: Um Guia de Apoio para a Família”. O Manual, com elaboração e ilustração de Cláudia Coelho, estagiária da Universidade do Algarve (UALg), contou com a colaboração de duas nutricionistas: Ana Patrícia Filipe, da Câmara Municipal de Albufeira, e Maria Luísa Geada, da UALg. A publicação pretende aumentar a literacia alimentar junto dos pais, encarregados de educação e crianças, assim como consciencializar para a importância de uma alimentação e estilos de vida mais saudáveis, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Albufeira que “acredita que uma alimentação equilibrada contribui para o sucesso escolar das crianças e jovens”.

O Manual aborda várias temáticas importantes em termos de alimentação, nomeadamente a importância da criação de hábitos saudáveis desde cedo; o papel dos familiares; que benefícios advêm da criação destes hábitos; alimentação e estilos de vida saudáveis nas crianças e estratégias de incentivo. No Manual podemos ainda encontrar um plano alimentar semanal, receitas, atividades e jogos educativos para crianças.

O presidente da Câmara referiu que uma dieta desequilibrada, especialmente aliada à inexistência de exercício físico, é dos principais fatores que contribuem para a obesidade. José Carlos Rolo referiu que num estudo elaborado pela autarquia, intitulado Levantamento da Prevalência da Obesidade Infantil nas crianças do 1º ciclo do Ensino Básico da Rede Pública do concelho de Albufeira mostrou que no ano de 2019, 15,4% das crianças eram obesas; 19,1% tinham excesso de peso (pré-obesidade); 63,9% encontravam-se dentro do peso normal e 1,6% apresentavam baixo peso. Refira-se que em relação a 2011/2012, a taxa de excesso de peso (pré-obesidade) aumentou de 14% para 19,1%. “Esta situação é incomportável” destacou, “temos que intervir rapidamente e de forma rigorosa para mudar esta realidade”.

Cláudia Guedelha, vereadora responsável pela Educação, por sua vez, sublinhou que “a alimentação saudável é determinante para a saúde e bem-estar das crianças e jovens, além de ter um efeito bastante positivo sobre a capacidade de aprendizagem e desempenho escolar”. A autarca destacou, também, “a importância da família na adoção de uma alimentação saudável, uma vez que é fundamental para que as crianças aprendam a fazer escolhas mais conscientes e cresçam com saúde”. Refira-se que as crianças tendem a imitar aquilo que observam e os pais são os seus principais modelos”.

Albufeira faz parte da rede de cidades educadoras e como tal tem uma responsabilidade acrescida em matéria de Educação, realçou José Carlos Rolo, que juntamente com a vereadora efetuaram uma entrega simbólica do Manual aos alunos da EB de Brejos, EB de Vale Pedras e EB N.º 1 de Albufeira, na presença dos respetivos diretores.

Refira-se que o Dia Mundial da Alimentação foi proclamado pela ONU em 1979, no âmbito da 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e para a Agricultura. A data é celebrada a 16 de outubro desde 1981, com o objetivo de promover a reflexão sobre a problemática da fome, da pobreza e desnutrição no mundo e reforçar a cooperação económica, técnica e tecnológica entre países.

Abertura oficial da época balnear 2024
A manhã do dia de ontem, 15 de maio, à semelhança de anos anteriores, ficou marcada em Albufeira pela abertura oficial da época balnear 2024. A cerimónia, que decorreu na Praia dos Pescadores, contou com a presença do Executivo da Câmara Municipal e...