MUNICÍPIO ANUNCIA APROVAÇÃO DA CANDIDATURA DE PADERNE AO TÍTULO “ALDEIAS DE PORTUGAL”

MUNICÍPIO ANUNCIA APROVAÇÃO DA CANDIDATURA DE PADERNE AO TÍTULO “ALDEIAS DE PORTUGAL”
MUNICÍPIO ANUNCIA APROVAÇÃO DA CANDIDATURA DE PADERNE AO TÍTULO “ALDEIAS DE PORTUGAL”

Paderne é uma das quatro aldeias algarvias que viram aprovada a sua pré-candidatura com vista a integrar o projeto “Aldeias de Portugal”. Alte, em Loulé, Cachopo, em Tavira, e Parises, em São Brás de Alportel completam o leque das aldeias que foram pré-selecionadas para fazer parte da rede nacional de aldeias autênticas, genuínas e com potencial turístico no território do Interior do Algarve Central. Agora o Município de Albufeira e a In Loco têm dois anos para preparar a candidatura ao título “Aldeias de Portugal”.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, visivelmente satisfeito com a notícia, referiu que “se trata de mais um motivo de orgulho para o concelho”, recordando que já em 2017, Paderne foi finalista do concurso “7 Maravilhas de Portugal”, na categoria Aldeia Rural. “Paderne é uma freguesia com enorme potencial turístico, sob o ponto de vista dos recursos naturais e paisagísticos, mas também pelo seu legado histórico, patrimonial e cultural, tão rico em tradições, usos e costumes que é necessário preservar e transmitir às futuras gerações”. José Carlos Rolo sublinhou a importância do projeto, não só sob o ponto de vista promocional e da valorização do património local, mas sobretudo pelo que significa em termos da fixação e rejuvenescimento das populações, reforço da identidade cultural, criação de emprego e melhoria da qualidade de vida dos habitantes de Paderne.

Recorde-se que o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos anos no âmbito da rede das Aldeias de Portugal tem apoiado o desenvolvimento e a requalificação de aldeias, nomeadamente através do financiamento da recuperação de fachadas de edifícios, investimento em infraestruturas públicas, criação de alojamento turístico, oficinas de artes e ofícios, postos de venda, tabernas, restaurantes, formação/sensibilização da população e agentes económicos, bem como de atividades culturais e de animação 

“Aldeias de Portugal” é uma iniciativa da ATA – Associação do Turismo de Aldeia, criada em 1999, atualmente constituídas por 83 aldeias classificadas e integradas nos territórios de intervenção das 15 ADL`s da região norte do País. É composta por vários grupos de ação local (GAL) que se reuniram em rede, conjugando esforços com vista à dinamização e promoção turística dos respetivos territórios, associada à valorização dos recursos endógenos locais e regionais. O projeto continua a crescer, gerando receitas significativas. Reconhecendo as potencialidades do conceito, a Associação In Loco, juntou-se à parceria com vista a alargar a rede nacional ao Algarve, nomeadamente ao território do Grupo de Ação Local “Interior do Algarve Central”.

Refira-se outra boa notícia associada ao projeto - a imagem promocional da rede foi premiada nos “Graphis Design Annual 2021” com o rebranding das Aldeias de Portugal. O trabalho coordenado pelo designer Paulo Marcelo teve por base a utilização de símbolos do imaginário popular e da etnografia portuguesa. O resultado foi o redesenho de uma andorinha, símbolo da tradição, da saudade e do regresso a casa. “Tal como a andorinha não esquece o seu ninho também nós não devemos esquecer as nossas aldeias”, refere o autor.

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