Um final ao sprint dramático com entrada em cena do photo finish. Foi assim a chegada a Albufeira da 2.ª etapa da Volta a Portugal em Bicicleta, que terminou com a vitória de Santiago Mesa (Anicolor/Campicarn). O colombiano foi mais forte do que a concorrência, e terminou à frente de Daniel Cavia (Burgos-Burpellet-BH) e Tomas Contte (Aviludo-Louletano-Loulé).
A tirada partiu de Sines, e contou com um percurso de 180,4km até Albufeira. No final do dia, Rui Oliveira (UAE Team Emirates XRG) manteve a camisola amarela de líder da classificação geral, com três segundos de vantagem para o segundo classificado.
A chegada do pelotão a Albufeira aconteceu oito anos após a última passagem pelo concelho. Após a etapa, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira referiu que “sendo Albufeira Cidade Europeia do Desporto 2026, era incontornável integrarmos o trajeto da Volta a Portugal”. Rui Cristina realçou a importância da prova para “consolidar o prestígio do concelho enquanto espaço desportivo de excelência, aberto a um conjunto muito diverso de modalidades”.
A etapa foi acompanhada por milhares de pessoas ao longo do percurso, com o público a concentrar-se junto à meta colocada na Avenida dos Descobrimentos. Para o autarca, “a dimensão do público presente na zona da chegada superou as nossas expectativas, e mostra que vale a pena trazer a Volta até Albufeira”.
A 87.ª edição da Volta a Portugal termina no próximo dia 16 de agosto. Até lá, os ciclistas passam por várias regiões do país, numa corrida que este ano termina na cidade do Porto.


