Mar’Fado – Festival do Fado e do Mar é o nome do evento que vai juntar a música que canta a alma portuguesa com a beleza do mar da Praia dos Olhos de Água.
A iniciativa, promovida pela Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água e pela Associação de Fado do Algarve, em parceria com o Município de Albufeira, realiza-se pela primeira vez no Largo dos Pescadores em Olhos de Água e promete duas noites de emoção e tradição junto ao oceano, num cenário onde a cultura se cruza com a beleza da paisagem natural.
A programação arranca no sábado, dia 2 de agosto, com a atuação de Cremilde, uma das vozes mais marcantes do panorama musical algarvio, seguida por José da Câmara, nome incontornável do fado lisboeta. No domingo, dia 3 de agosto, sobe ao palco a jovem fadista Inês Gonçalves e António Pinto Basto, referência incontornável do fado tradicional.
O Mar’Fado é de entrada livre e tem início marcado para as 21h00, nos dois dias do evento.
Com uma designação que sugere uma expressão tipicamente algarvia (“marafado”, ou “marfado”, isto é, inquieto), esta nova proposta cultural pretende homenagear a relação profunda de Albufeira com o mar e da importância deste elemento na génese do fado.
“MAR’FADO”: FADO À BEIRA-MAR NAS NOITES DE OLHOS DE ÁGUA
O Largo dos Pescadores, em Olhos de Água, recebe no próximo fim-de-semana (2 e 3 de agosto), a partir das 21h00, a primeira edição do MAR’FADO – Festival do Fado e do Mar. Com entrada livre, o evento junta nomes consagrados, como o de José da Câmara, Cremilde, António Pinto Basto e Inês Gonçalves. Ao longo das duas noites, o fado entra em harmoniosa com o mar e demais paisagem. A iniciativa resulta de uma organização conjunta da Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água com a Associação de Fado do Algarve, em parceria com o Município de Albufeira. A não perder.