GRANDE GALA DO ACORDEÃO TEM INÍCIO AMANHÃ E PROMETE MAGIA NAS NOITES DE ALBUFEIRA

A XXXIII Gala Internacional do Acordeão vai trazer de novo a Albufeira os mais reconhecidos acordeonistas do panorama nacional e internacional, nos dias 18,19 e 25 de abril e 1 e 4 de maio. O evento, organizado com o apoio do Município de Albufeira, conta com a atuação Jean-Baptiste Budin, o campeão mundial francês, Tino Costa, Rodrigo Maurício, Jorge Alves, Francisco Saboia, Bruno Aguiar e muitos mais. A Gala vai passar por vários pontos do concelho, com destaque para o espetáculo no Auditório Municipal de Albufeira, dia 4 de maio, às 21h30. As cinco sessões são de entrada livre, sujeitas à lotação do espaço onde decorre o evento.

O acordeão está inteiramente ligado à cultura da região do Algarve. Depois de se ter popularizado por toda a Europa no século XIX, rapidamente, foi introduzido na identidade musical da região e foi protagonista nas maiores festas, bailes e celebrações folclóricas e populares locais, tornando-se uma peça fundamental das comemorações e da história algarvia.

Neste sentido, Albufeira homenageia, nos próximos dias 18, 19 e 25 de abril e no dia 1 e 4 de maio, a tradição musical com a apresentação da Grande Gala Internacional do Acordeão. Na 33.ª edição do evento, o concelho volta a receber os melhores acordeonistas do mundo, incluído o renomado campeão mundial Jean-Baptiste Budin, para além dos talentosos artistas portugueses Tino Costa, Rodrigo Maurício, Jorge Alves, Francisco Saboia e Bruno Aguiar.

O evento arranca no dia 18 de abril, às 21h30, nas instalações da ASCRATIA – Associação Sociocultural e Recreativa “Os Amigos da Terceira Idade de Albufeira”, em Ferreiras. No dia seguinte, a 19 de abril, a Gala vai realizar-se no Salão Cultural e Recreativo da Junta de Freguesia da Guia, às 21h30; e a 25 de abril a festa faz-se, no Parque Vale de Faro, às 16h00.

Já no dia 1 de maio, o espetáculo está programado para o Parque de Estacionamento João Campos, às 17h00 e a última sessão do evento vai ser no dia 4 de maio, às 21h30, no Auditório Municipal de Albufeira. As entradas na XXXIII Gala Internacional do Acordeão são gratuitas, sujeitas à lotação dos espaços onde decorre o evento, contudo para a sessão do dia 4 de maio, os bilhetes devem ser levantados, no próprio dia entre as 20h00 e as 21h15, na bilheteira do Auditório Municipal.

José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, garante que “este não é apenas um espetáculo musical, mas sim um momento de encontro, de partilha e de valorização da nossa identidade cultural”. O edil revela que “esta é uma celebração única da música e das raízes tradicionais da região, promovendo o bom nome de Albufeira a nível nacional e internacional, atraindo turistas e visitantes que procuram experiências invulgares, diversificadas e autênticas”.