ELENCO DE “RABO DE PEIXE” SOBE AO PALCO DO AUDITÓRIO MUNICIPAL DE ALBUFEIRA NO ÂMBITO DA 10.ª EDIÇÃO DO “SOPHIA ESTUDANTE”

A 10.ª edição do “Sophia Estudante” está de regresso a Albufeira. O evento, que teve início ontem, dia 22 de fevereiro, visa promover o melhor da 7.ª Arte. Este ano, a iniciativa organizada pela Academia Portuguesa de Cinema é dedicada ao tema “séries”. Do programa constam duas masterclasses, um debate entre criadores de séries portuguesas, uma conversa com o elenco de “Rabo de Peixe”, a exibição dos filmes nomeados, bem como, a entrega de prémios aos vencedores. O presidente da Câmara Municipal de Albufeira refere que “é com enorme orgulho que o concelho volta a ser o palco do ‘Sophia Estudante’, pelo terceiro ano consecutivo, o que revela o seu enorme valor e o apoio disponibilizado pelo município à cultura audiovisual, com destaque para o investimento e incentivo às camadas mais jovens”.

A Mostra de Cinema Universitário “Sophia Estudante” regressa a Albufeira, de 22 a 25 de fevereiro. O evento, que é uma organização da Academia Portuguesa de Cinema em colaboração com o Município, tem por objetivo incentivar e motivar os jovens futuros cineastas, estimular os institutos de ensino e respetivo corpo docente e favorecer o debate e partilha de experiências, através da presença de diversos especialistas nacionais, realização de workshops e oficinas, masterclasses e visionamento dos filmes nomeados.

Trata-se da 10.ª edição, que acontece pelo terceiro ano consecutivo, no Auditório Municipal de Albufeira, e que este ano é, inteiramente, dedicado ao tema “séries”, resultado das mudanças no consumo dos media.

Os 33 filmes candidatos integram cinco categorias, nomeadamente melhor curta-metragem de animação, melhor curta-metragem documentário, melhor curta-metragem experimental, melhor curta-metragem de ficção e melhor curta-metragem Mestrado e Doutoramento. Os filmes foram produzidos pelos alunos dos estabelecimentos do ensino superior e técnico, uma forma de dignificar a formação na área por todo o país.

O programa teve início ontem com a sessão de Abertura e Boas-Vindas com José Carlos Rolo, presidente da autarquia e Paulo Trancoso, presidente da Academia Portuguesa de Cinema. A primeira sessão de filmes nomeados realizou-se hoje, dia 23 de fevereiro, às 11h00. Pedro Lopes, um reconhecido argumentista, dramaturgo e escritor, foi o responsável pela primeira masterclass, ao que se seguiu o debate “Séries Portuguesas: encontro com criadores” com Filipa Amaro, Ricardo Leite, Diogo Viegas, Augusto Fraga e Pedro Lopes. A encerrar o programa deste segundo dia do “Sophia Estudante” vão ser exibidos, pelas 18h30, os filmes do segundo grupo de nomeados. A manhã de 24 de fevereiro (sábado) arranca com a terceira sessão de filmes nomeados, às 11h00. Segue-se, às 14h30, a masterclass de Augusto Fraga, criador da série “Rabo de Peixe”, e às 16h15, sobe ao palco o elenco desta produção portuguesa que chegou aos lugares de topo da Netflix (serviço de streaming), para uma conversa imperdível com Adriano Carvalho, André Leirão, Helena Caldeira, José Condessa e Rodrigo Tomás. O dia termina com a exibição dos restantes filmes nomeados, agendada para as 18h30. No domingo, 25 de fevereiro, último dia do evento, o destaque vai para a Cerimónia de Entrega dos Prémios, às 14h30, que conta com apresentação de Teresa Tavares e Ricardo Pereira, estando ainda presentes nomes como Adriano Carvalho, Carla Chambel, Cláudia Semedo, Augusto Fraga e Sandra Celas. O programa encerra com o visionamento dos filmes vencedores.

Refira-se, igualmente, que na Galeria Municipal João Bailote estão em exposição até ao fim da iniciativa, no próximo dia 25 de fevereiro, os cartazes nomeados para Melhor Cartaz “Sophia Estudante 2024”. A mostra pode ser vista de segunda a sábado, das 09h30 às12h30 e das 13h30 às 17h30.

partilhar:

Etiquetas | Tags

ver também

OPTO no Pavilhão Desportivo de Albufeira
O OPTO está de volta a Albufeira para a sua 10ª edição, consolidando-se como um dos principais Fóruns de Educação e Formação do país. O evento decorre nos dias 17, 18 e 19 de abril, no Pavilhão Desportivo de Albufeira, reunindo mais de 70 expositores...

Partilhar