As comemorações do Dia do Município juntaram milhares de pessoas em Albufeira. O dia arrancou bem cedo, com a já habitual cerimónia de Hastear das Bandeiras, no exterior do edifício dos Paços do Concelho. A sessão contou com a interpretação do Hino Nacional, a cargo da Banda da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne. Houve ainda tempo para a Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários de Albufeira e da Fanfarra.
Seguiu-se a sessão solene, num Salão Nobre repleto para assistir a uma visita virtual a projetos aprovados recentemente pelo executivo municipal, e cujas obras deverão iniciar nos próximos meses. A apresentação ficou a cargo do presidente do Município, que realçou a importância de “prestar contas à comunidade, sempre de olhos postos no futuro do concelho”. José Carlos Rolo referiu-se a um conjunto de projetos estruturantes em setores como a educação, a saúde e a habitação, e relembrou o empenho do Município em “resolver carências em áreas críticas, com projetos que estão prontos para abrir concurso”.
Por se tratar da última sessão solene do presente mandato autárquico, houve ainda tempo para a reprodução de um pequeno vídeo de balanço dos últimos 4 anos. Seguiu-se o tradicional momento de entrega de medalhas e diplomas de bons serviços municipais, a vários trabalhadores do Município. Foram distinguidos funcionários nos graus bronze (15 anos de serviço), prata (25 anos de serviço), e ouro (35 anos de serviço).
Antes da entrega das medalhas, o presidente do executivo realçou o “importante serviço prestado pelos trabalhadores da Autarquia, que contribuem diariamente para o bom funcionamento dos serviços”. José Carlos Rolo reconheceu ainda a dedicação dos funcionários no “serviço prestado à comunidade”. Numa declaração de “louvor pelo serviço prestado à população”, também o presidente da Assembleia Municipal, Francisco Oliveira, destacou “os muitos anos de dedicação à Câmara Municipal dos trabalhares distinguidos”.
O Dia do Município terminou com um concerto de Seu Jorge. O espetáculo aconteceu na Praça dos Pescadores, e juntou dezenas de milhar de pessoas para assistir a um dos artistas mais consagrados da música brasileira contemporânea. Seguiu-se um espetáculo de fogo de artifício, e a atuação do DJ Zé Black.
O Dia do Município de Albufeira é celebrado todos os anos a 20 de agosto. A efeméride assinala a data da outorga do Foral ao concelho de Albufeira por D. Manuel I, em 1504.