CORO DE CÂMARA DE LISBOA ATUA NA IGREJA MATRIZ DE PADERNE

CORO DE CÂMARA DE LISBOA ATUA NA IGREJA MATRIZ DE PADERNE
CORO DE CÂMARA DE LISBOA ATUA NA IGREJA MATRIZ DE PADERNE

No próximo dia 5 de novembro (sábado), pelas 21h30, a Igreja Matriz de Paderne, no concelho de Albufeira, recebe o Coro de Câmara de Lisboa, num concerto à capella, sob a direção de Teresita Gutierrez Marques.

 

O Coro de Câmara de Lisboa foi formado em 1978, pela Prof.ª Teresita Gutierrez Marques, então como Coro de Câmara do Conservatório Nacional de Lisboa.  Constituído por vinte e três músicos, interpreta  “a cappella” ou em colaboração com formações instrumentais obras portuguesas e estrangeiras, do vasto período compreendido entre a Renascença e os nossos dias, sendo responsável por um número significativo de estreias mundiais.

Para além do aplauso unânime do público e da crítica a nível nacional, o Coro tem desenvolvido uma ampla carreira internacional a convite de várias instituições, nomeadamente da Federação Europeia de Coros, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação Oriente, dos Ministérios da Cultura de Portugal, Espanha e Cabo Verde e do Festival das Artes de Penang (Malásia), entre tantas outras.

Do seu repertório destacam-se três participações no Concurso Internacional de Coros de Tolosa (Espanha), onde conquistaram um 1º e um 3º prémio na classe de Polifonia, bem como dois 2ºs prémios na categoria de Música Popular.

Paralelamente aos concertos efetuou, em Portugal e no estrangeiro, diversas gravações em disco e para a rádio, televisão e cinema.

Teresita Gutierrez Marques dirige a formação e é licenciada em Música pela Faculdade de Música da Universidade das Filipinas. Atualmente desempenha funções docentes na classe de Coro na Escola de Música do Conservatório Nacional e na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, em Linda-a-Velha.

 

 

partilhar:
Etiquetas | Tags
ver também