A partir de hoje e até 16 de Março, a Comissão para a Igualdade e Cidadania do Município de Albufeira organiza um ciclo de cinema que visa promover a prevenção da violência. “A Cor Púrpura” (7 fev.), “As Horas” (16 fev.), “Thelma & Louise” (9 mar.) e “O segredo dos teus olhos” (16 mar.), são os filmes escolhidos. A entrada é gratuita e as sessões iniciam-se sempre às 21h00. 

Inicia-se hoje um ciclo de cinema no Auditório Municipal de Albufeira no âmbito das acções levadas a cabo no Município pela igualdade e cidadania. Trata-se de quatro sessões acompanhadas de debate e que pretendem ser o princípio de um laboratório de prevenção da violência, numa organização da Comissão para a Igualdade e Cidadania do Município de Albufeira, desta feita com a participação do Cineclube de Faro.

O filme de estreia deste ciclo é “A Cor Púrpura”, considerado já um clássico desta temática, realizado por Steven Spielberg em 1985, a partir do romance de Alice Walker, obra considerada de grande pertinência para a compreensão da condição das mulheres negras e pobres do início do século XX. A apresentação do filme ficará a cargo de Graça Lobo e a orientação do debate será da responsabilidade de Luísa Monteiro.

No dia 16 deste mês, o filme a exibir é “As Horas”, de Stephen Daldry (2002), a partir do romance de Michael Cunningham, com o mesmo nome. É a história de três mulheres de épocas diferentes unidas pelo livro de Virgínia Wolf, "Mrs. Dalloway" (1925) e que, à semelhança de tal personagem se deparam com a instituição do casamento, considerado um meio de “inibição do feminino”, segundo algumas personagens; porém, a mãe de Richard, poeta condecorado, com HIV, que abandonou o lar e os filhos ainda em crianças, define o casamento numa só frase: “aquilo era a morte”.

Para o mês de Março estão reservados os filmes “Thelma & Louise”, de Ridley Scott (1991), no dia 9 e a 16 do mesmo mês, “O Segredo dos teus olhos”, do argentino Juan José Campanella (2009).

Entrada livre, sempre às 21h00.

partilhar:

Etiquetas | Tags

ver também

Albufeira volta a conquistar o primeiro lugar no ranking da Tripadvisor, uma plataforma de viagens que disponibiliza informação sobre os melhores destinos, hotéis, restaurantes e atividades favoritas dos viajantes em todo o mundo, com base em...

Partilhar