O Município de Albufeira entregou, na passada quinta-feira, uma motobomba de elevada capacidade aos Bombeiros Voluntários de Albufeira. Esta é uma das seis motobombas que a Câmara Municipal se encontra a adquirir com o objetivo de reforçar a capacidade dos serviços municipais e da corporação para intervir em caso de cheias ou inundações.

Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, visitou o quartel dos Bombeiros Voluntários de Albufeira durante a tarde de ontem, 12 de janeiro, onde foi recebido pelo presidente da AHBVA, José Carlos Rolo, e pelo comandante Abel Zua. A visita serviu para entregar à associação humanitária uma motobomba de elevado caudal para utilização em operações de proteção e socorro, que impliquem uma grande capacidade de bombagem.

O equipamento designado de Super Betsy tem capacidade de bombagem de 1800 litros por minuto, autonomia de 65 horas e aspira resíduos sólidos até 100mm de espessura, o que permite atuar em caso de acidente grave relacionado com cheias e inundações, mas também no abastecimento de água a veículos e outros equipamentos de combate a incêndio a partir de fonte natural ou artificial.

“Este equipamento possui caraterísticas especiais, é único no país, e vem permitir-nos dar uma resposta efetiva em situações que resultem de quadros meteorológicos adversos, como são as cheias e inundações”, refere José Carlos Rolo, presidente da Associação Humanitária do Bombeiros Voluntários.

Além desta motobomba, a autarquia encontra-se a adquirir mais cinco equipamentos semelhantes, num investimento superior a 240 mil euros, que irão ser utilizados no sistema de manutenção preventivo e corretivo da rede geral de águas residuais domésticas e pluviais, na limpeza da estacada- cais da praia dos Pescadores e do emissário da praia do Peneco.

“Este investimento surge no âmbito dos objetivos estratégicos de Proteção Civil, que abrangem o reforço da capacidade dos serviços municipais e dos Bombeiros Voluntários para intervenção em situações de intempérie”, destaca Carlos Silva e Sousa, explicando que está também a avançar o projeto de construção de uma Estação Elevatória na praia dos Pescadores, bem como o Plano de Drenagem da cidade. “Estamos a fazer todos os esforços possíveis para que os trágicos acontecimentos de novembro de 2015 não se voltem a repetir neste momento, aproveitando e repondo ao máximo a capacidade das infraestruturas existentes”, assegurou.

As bombas possuem baixo nível de ruído, autonomia de funcionamento superior a 48 horas, elevada capacidade de bombagem e aspiram sólidos até 100 mm de espessura. Os seis equipamentos permitem sugar um total de 1840 metros cúbicos de água por hora.

partilhar:

Etiquetas | Tags

ver também

Albufeira volta a conquistar o primeiro lugar no ranking da Tripadvisor, uma plataforma de viagens que disponibiliza informação sobre os melhores destinos, hotéis, restaurantes e atividades favoritas dos viajantes em todo o mundo, com base em...

Partilhar