No dia 7 de fevereiro foi assinado o auto de consignação referente ao contrato para a execução da empreitada do “Lar, Apoio Domiciliário e Centro de Dia – Fontainhas”. O documento agora celebrado permite o arranque da obra, na medida em que o contrato entre o Município de Albufeira e a Telhabel – Construções SA, foi celebrado a 3 de agosto do ano passado e posteriormente remetido ao Tribunal de Contas. A única alteração patente no auto prende-se com o prazo de execução da obra, que passa a ser de 510 dias. Todas as peças se mantêm, bem como o valor da obra, que é de €8.254.663,93 (IVA incluído). Este novo equipamento social dará resposta a 131 utentes (Lar: 61; apoio domiciliário: 20 e o Centro de Dia: 50 utentes). O lançamento da primeira pedra deverá ocorrer ainda este mês.

O Município de Albufeira assinou esta manhã, com a Telhabel – Construções SA, o auto de consignação da empreitada de construção do Lar, Apoio Domiciliário e Centro de Dia das Fontainhas. A única alteração patente no auto prende-se com o prazo de execução da obra, que passa a ser de 510 dias. Todas as peças se mantêm, bem como o valor da obra, que é de €8.254.663,93 (IVA incluído). Este novo equipamento social dará resposta a 131 utentes, sendo que a valência de Lar tem capacidade para acolher 61 pessoas, a valência de Apoio Domiciliário, 20, e o Centro de Dia acolherá 50 utentes.

O terreno para este novo equipamento, situado em Fontainhas, tem uma dimensão de 28.356 m2 e é constituído por três parcelas: uma delas destina-se então aos equipamentos, a outra é uma zona rural e a terceira parcela será para uso agrícola. Com duas entradas, este complexo social vai preservar o mais possível as árvores já existentes no terreno.

A empreitada prevê a construção de um edifício principal e um anexo com áreas técnicas de apoio, assim como vias de acesso, estacionamento e arranjos dos espaços exteriores envolventes. O edifício principal compreende a estrutura residencial para pessoas idosas (ERPI), para além da valência de Centro de dia e apoio domiciliário, incluindo áreas de convívio e de apoio. Haverá ainda a construção, com 1 piso, de um anexo, sendo o piso inferior destinado a áreas técnicas de apoio ao edifício principal e nos espaços exteriores, haverá reservatórios de águas (incêndio, consumo e rega), bem como uma central de emergência e um posto de transformação.

“Queremos acreditar que esta nova estrutura de apoio à população sénior de Albufeira esteja concluída no final de 2025”, refere o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, que adianta ser para este mês ainda o lançamento da primeira pedra, em cerimónia pública.

A empresa espera que tudo decorra dentro da normalidade, até porque já executou outras obras no concelho de Albufeira, nomeadamente o Lar, Creche e Centro de Dia de Olhos de Água e a Creche da Guia.

O autarca sublinha a sua aposta num “envelhecimento sustentável” no Município de Albufeira, quer através dos diversos apoios às IPSS, no sentido de fomentarem um envelhecimento que promova as capacidades dos utentes e que estes sejam devidamente acompanhados e valorizados. Por outro lado, a aposta assenta também nas estruturas físicas de acolhimento, a pensar no conforto e na garantia da qualidade de vida. Ou seja, conclui o edil, “a minha preocupação anda em torno do conceito de cuidar, que urge ser repensado a par e passo, quer pela ótica da prestação dos cuidados, quer na ótica de quem os recebe. Queremos que Albufeira seja efetivamente um concelho que sabe cuidar e cuidar bem”.

partilhar:

Etiquetas | Tags

ver também

Albufeira volta a conquistar o primeiro lugar no ranking da Tripadvisor, uma plataforma de viagens que disponibiliza informação sobre os melhores destinos, hotéis, restaurantes e atividades favoritas dos viajantes em todo o mundo, com base em...

Partilhar

Na próxima quarta-feira Albufeira ruma a Lisboa para mais uma participação na BTL. A decorrer na FIL, no Parque das Nações, de 28 de fevereiro a 3 de março, a 34ª edição do certame, reconhecido como o maior evento de turismo em Portugal e ponto de...

Partilhar