ALBUFEIRA CELEBRA O NATAL

ALBUFEIRA CELEBRA O NATAL

Albufeira prepara-se para comemorar a quadra natalícia com um vasto leque de atividades lúdicas, culturais e desportivas pensadas para toda a família. Destaque para a Árvore de Natal com 25 metros de altura que irá decorar, já a partir deste sábado, a Praça dos Pescadores. O programa é organizado pelo Município em parceria com o movimento associativo do concelho.

A época natalícia está a chegar, trazendo consigo o espírito festivo e solidário alusivo à quadra. Um período dedicado à família, em que refletimos e celebramos com os que nos são mais queridos.

A Câmara de Albufeira acolhe um conjunto de atividades que brinda esta quadra com momentos inesquecíveis. As primeiras iniciativas começam já este fim de semana e prolongam-se até 6 de janeiro. Estamos a falar da Exposição de Presépios do Mundo, composta por um conjunto de obras cedidas por embaixadas, consulados e cidadãos residentes com o objetivo de divulgar presépios originários de diferentes países. A mostra estará patente na Ermida de Nossa Senhora da Guia, local que acolherá também o Presépio de Rua que se estende até à Igreja Matriz. Serão mais de 30 figuras da autoria da escultora britânica Toin Adams, que dão a conhecer diversas cenas históricas associadas ao nascimento de Jesus.

A freguesia da Guia vai ainda ser palco do Mercado de Natal, nos dias 28 e 29 de novembro e 5 e 6 de dezembro, que junta no parque junto à Avenida General Humberto Delgado cerca de 50 artesãos, produtores e associações locais, além das tradicionais barraquinhas com os saberes e sabores alusivos à época. No domingo, dia 29 de novembro, a SIC irá realizar uma emissão em direto do programa “Portugal em Festa”, entre as 14h00 e as 20h00, a partir do Mercado de Natal, que conta também com diversas animações para toda a família, em especial para as crianças, visitas guiadas aos presépios, atuações dos artistas locais e muitas surpresas.

É também no próximo sábado, 28 de novembro, que o município vai acender a sua iluminação de Natal, cumprindo assim uma das tradições mais populares pelas ruas do concelho. Das diversas artérias iluminadas, destaque para o Centro Antigo da Cidade, em especial a Praça dos Pescadores, que será decorada com uma Árvore de Natal gigante com 25 metros de altura. “Este ano decidimos investir no centro da cidade para atenuar os prejuízos causados pela intempérie que assolou a baixa de Albufeira no passado dia 1 de novembro”, explica o presidente da Câmara Carlos Silva e Sousa, acrescentando que “com estes elementos decorativos pretendemos atrair mais gente ao centro, dinamizar o comércio local e permitir que todos os que nos visitam possam passear por esta zona e viver um pouco da época festiva”. A Avenida dos Descobrimentos, alguns edifícios públicos e diversos pontos um pouco por todo o concelho também serão iluminados com enfeites decorativos.

Pelo quarto ano consecutivo, a tradicional decoração de Natal no edifício dos Paços do Concelho de Albufeira vai ser elaborada pelos ATL`s e Ludotecas do concelho. O projeto "Pedacinhos de Natal", que conta com a parceria da empresa Algar, poderá ser apreciado de 4 de dezembro a 6 de Janeiro, Dia de Reis.

Um pouco por todo o concelho, o movimento associativo celebra a quadra com a realização de espetáculos, exposições e outras iniciativas alusivas à época. Já a partir do dia 29 de novembro, o agrupamento 1009 dos Escuteiros de Paderne exibirá um presépio feito de materiais e imagens tradicionais, que poderá ser visitado diariamente das 10h00 às 21h00, em frente à Igreja Matriz de Paderne, até ao dia 10 de janeiro de 2016.

De 4 a 31 de dezembro, a Galeria de Arte Pintor Samora Barros acolhe a exposição “Enfeites de Natal Reciclados”, que reúne os melhores trabalhos elaborados pelos alunos das escolas do concelho e pelos utentes dos lares e centros de dia.

O programa continua no dia 13 de dezembro, com uma atividade desportiva que já integra o calendário festivo da autarquia. Cerca de 800 participantes vestidos com as cores do Natal prometem colorir as ruas da cidade, num programa que conjuga a Corrida e a Caminhada do Pai Natal. O desafio é de 4 quilómetros para os que pretendem participar apenas pelo convívio e 9 quilómetros para quem está em excelente condição física. Este ano o evento inclui um Passeio de BTT com um percurso de 30 quilómetros. O ponto de encontro está agendado para as 9h00 no Mercado Municipal dos Caliços.

Ainda no dia 13, a classe de Ginástica Acrobática do Imortal Basket Club vai realizar a sua Gala de Natal no Pavilhão Desportivo de Albufeira, às 15h30. A iniciativa tem por objetivo associar o espírito natalício ao gosto pela Ginástica, proporcionando uma festa para atletas, pais e amigos.

O Conservatório de Albufeira volta a realizar a sua Gala com os alunos das várias classes musicais - violino, guitarra, acordeão, piano e canto – a interpretarem temas alusivos ao Natal, demonstrando ao público o que têm vindo a aprender no decurso das aulas. O evento terá lugar no Auditório Municipal, às 20h30 do dia 18 de dezembro.

Já no dia 19, às 10h00, será a APEXA – Associação de Apoio à Pessoa Excecional do Algarve a ocupar o Complexo Desportivo Arsénio Catuna, na freguesia da Guia, com o evento “Circo de Natal”, uma Festa de Solidariedade que visa ajudar as pessoas com deficiência ou em situação de desfavorecimento social.

A FUETE – Academia de Dança de Albufeira também irá realizar uma Gala de Natal, no dia 19 de dezembro, pelas 17h00, no Palácio de Congressos do Algarve, nos Salgados. “O Principezinho no Planeta da Dança” é um espetáculo que apresenta o espírito solidário da quadra através da expressão corporal.

Da dança passamos à música com o Concerto de Natal da Banda de Paderne. No dia 19 de dezembro, pelas 21h00, a Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne mostra o trabalho realizado na revitalização da banda e na formação dos jovens músicos.

E para os mais novos, a autarquia está a preparar ateliers de Natal destinados a crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos, que brevemente iniciarão o período de férias escolares. Leitura, trabalhos manuais, cinema, jogos e brincadeiras são algumas das atividades que irão ter lugar na Biblioteca Municipal Lídia Jorge durante o mês de dezembro. As inscrições estão abertas a partir do dia 4 de dezembro.

partilhar:

ver também

OPTO no Pavilhão Desportivo de Albufeira
O OPTO está de volta a Albufeira para a sua 10ª edição, consolidando-se como um dos principais Fóruns de Educação e Formação do país. O evento decorre nos dias 17, 18 e 19 de abril, no Pavilhão Desportivo de Albufeira, reunindo mais de 70 expositores...

Partilhar