ALBUFEIRA ACOLHE COMEMORAÇÕES DO DIA NACIONAL DO MOTOCICLISTA

Albufeira vai ser palco de um dos maiores eventos nacionais de motociclismo. No próximo fim-de-semana, 27 e 28 de abril, cerca de 20 mil motos vão desfilar pela cidade. A receção aos participantes está marcada para o Largo Eng.º Duarte Pacheco, no sábado, às 21h00, que contará com animação musical. No domingo, o momento alto é a procissão, às 14h00, que culmina numa Missa Solene no Largo dos Paços do Concelho.

Albufeira acolhe as comemorações do "Dia Nacional do Motociclista", um dos maiores eventos do motociclismo nacional. Esta é a terceira vez que o evento, que pretende celebrar a escolha do motociclo como um modo de vida, se realiza a sul do país.

No dia 27 de abril, véspera do Dia Nacional do Motociclista, o Município e o Moto clube de Albufeira dão as boas vindas aos participantes, com uma receção no Largo Eng.º Duarte Pacheco, às 21h00. Os motociclistas terão a oportunidade de degustar a gastronomia local e assistir à atuação da banda de rock e blues “Spitfire” e do artista algarvio Vítor Bacalhau.

No domingo, 28, os cerca de 20 mil motociclistas poderão assistir à chegada da Procissão, que irá partir às 14h00 do Destacamento Territorial de Trânsito de Albufeira. A Procissão será acompanhada por uma Charanga a Cavalo da GNR, que abre caminho para o andor de São Rafael, padroeiro dos Motociclistas e para os porta estandartes e bandeiras de todos os clubes e grupos de motociclistas participantes. A Procissão irá passar pela estrada de Vale Pedras, Rua dos Bombeiros Voluntários e terminará nos Paços do Concelho.

Pelas 15h00, terá lugar uma Missa Solene no Largo dos Paços do Concelho, em frente ao edifício da Câmara Municipal, onde serão recordados e homenageados os motociclistas desaparecidos. De acordo com a tradição, a cerimónia terminará com a bênção das motos e capacetes e com um discurso de encerramento por parte do presidente da Câmara Municipal de Albufeira.

Toda a zona entre as Rotundas LIDL, Rotunda dos Relógios e edifício da Câmara Municipal de Albufeira, ocupando as duas faixas de rodagem da Av. dos Descobrimentos, no sentido Poente – Nascente e os dois parques de estacionamento será reservada para o evento, entre as 12h00 e as 17h00, pelo que não será possível circular/estacionar automóveis.

O trânsito circulará normalmente na AV. dos Descobrimentos no sentido Nascente – Poente. Quem pretenda circular no sentido inverso, poderá fazê-lo saindo na Rotunda do LIDL para o Cerro do Malpique e passando por detrás do edifício da Câmara Municipal.