17.ª EDIÇÃO DO CAMPEONATO DE FUTEBOL “GOLFINHOS” JUNTOU CERCA DE 200 CRIANÇAS

17.ª EDIÇÃO DO CAMPEONATO DE FUTEBOL “GOLFINHOS” JUNTOU CERCA DE 200 CRIANÇAS

A 17.ª edição do Campeonato de Futebol “Golfinhos” começou no passado dia 30 de março. Desde então, realizaram-se 5 jornadas, em vários espaços desportivos do concelho. A última ronda aconteceu no passado dia 1 de junho, e juntou cerca de 200 atletas na celebração do Dia Mundial da Criança. O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, faz um balanço positivo do evento e destaca a importância de “promover momentos de valorização do fair play e do desportivismo junto dos mais jovens”.

O Campeonato de Futebol “Golfinhos” regressou a Albufeira para mais uma edição, entre os dias 30 de março e 1 de junho. O evento realiza-se desde 2007, e tem juntado anualmente centenas de pessoas na celebração de valores como o fair play, e da boa conduta desportiva. Trata-se de uma iniciativa organizada pelo Município de Albufeira, em conjunto com os clubes desportivos do concelho, que junta crianças dos 5 aos 8 anos de idade.

A 17.ª edição do evento foi dividida em 5 jornadas, com cada uma destas a realizar-se num recinto diferente. Na 1.ª ronda, coube ao Imortal DC receber as partidas do Campeonato, que se realizaram no Estádio Municipal de Albufeira. A 2.ª jornada prosseguiu no campo sintético do Monte dos Elóis, sob organização do Padernense Clube.

Na jornada seguinte, foi a vez do FC Ferreiras acolher os jogos, que se realizaram no Complexo Municipal da Nora. Daí, o evento seguiu para o Complexo Municipal Arsénio Catuna, com organização a cargo do Guia FC, para depois regressar ao recinto que acolheu a 3.ª jornada. Em pleno Dia Mundial da Criança, o Complexo Municipal da Nora foi o palco escolhido para fechar mais uma edição do Campeonato.

Mais do que a componente competitiva, o Campeonato tem como objetivo promover a iniciação das crianças na prática desportiva. Para isso, e tal como explica o presidente do Município, a intenção passa por “promover momentos de valorização do fair play e do desportivismo junto dos mais jovens”. Para José Carlos Rolo, “a edição de 2025 foi mais um grande sucesso, que nos motiva a dar continuidade a este projeto nos próximos anos”.

Já o vice-presidente da Câmara Municipal e vereador com o pelouro do Desporto, Cristiano Cabrita, destaca a “centralidade da prática desportiva na formação e desenvolvimento pessoal das nossas crianças”. O autarca lembra ainda que “a componente formativa e pedagógica associada à prática desportiva vai estar no centro das iniciativas que vamos organizar no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2026”.

A 17.ª edição do Campeonato de Futebol “Golfinhos” terminou no passado dia 1 de junho. O evento contou com a participação do Padernense Clube, do FC Ferreiras, do Imortal DC e do Guia FC, que apresentaram equipas nos escalões Golfinhos A (atletas com 8 anos de idade), B (7) e C (entre 5 e 6). Além dos cerca de 200 atletas, o Campeonato contou ainda com a participação de 20 técnicos dos diversos clubes. As bancadas dos recintos contaram com uma assistência média de 300 pessoas por jornada.

partilhar:
Etiquetas | Tags
ver também