PROTEÇÃO CIVIL DE ALBUFEIRA REGRESSA ÀS ESCOLAS PARA ENSINAR COMO ATUAR EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Albufeira regressa às escolas do concelho para promover ações de sensibilização e prevenção, destinadas a implementar um conjunto de rotinas e comportamentos adequados em situações de emergência. O projeto que tem sido muito bem acolhido pela comunidade escolar irá envolver aproximadamente 2 mil crianças.

A partir de hoje e até ao próximo dia 3 de março, os funcionários do Serviço Municipal de Proteção Civil de Albufeira, acompanhados pelos Bombeiros Voluntários de Albufeira, Guarda Nacional Republicana e elementos da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Silves e Albufeira irão visitar todas as escolas do 1º Ciclo do concelho, no âmbito de uma iniciativa conjunta que tem por objetivo sensibilizar e preparar a comunidade educativa para as medidas corretas a adotar em caso de acidentes e catástrofes.
A iniciativa, que teve início em 2014, recorre a uma metodologia que aborda diferentes temáticas em função do ano de escolaridade dos participantes. Os mais pequeninos (1º ano) trabalham o tema “À Descoberta da tua Segurança”, que pretende sensibilizar as crianças sobre a forma de reagir numa situação de emergência e como proceder em caso de Sismo, Tornado e Incêndio. Os alunos do 2º e 3º ano participam na ação “Nós e os Riscos”, uma forma divertida de aprender medidas de prevenção e autoproteção, nomeadamente quando ocorrem catástrofes como inundações, terramotos e incêndios. Aos mais crescidos (4º ano) é-lhes atribuída a missão “O Primeiro Socorrista” que permite adquirir os conhecimentos necessários para prestar os primeiros socorros.
No final das apresentações toda a comunidade escolar participa num Simulacro de Evacuação de Incêndio ou Sismo, com vista a testar os conhecimentos adquiridos.
Com este projeto a Autarquia, através das diferentes entidades responsáveis pela Proteção Civil no concelho, pretende desenvolver um conjunto de rotinas destinadas a ensinar os mais pequeninos a atuar de forma eficaz face a cenários de emergência.