FESTIVAL DO PIRI-PIRI REGRESSA À GUIA ENTRE 11 E 13 DE JULHO

A segunda edição do Festival do Piri-Piri traz até Albufeira produtores de malaguetas de todo o país. O certame acontece já no próximo fim-de-semana, entre os dias 11 e 13 de julho, e promete juntar milhares de pessoas no Jardim dos Sentidos, na Guia. O programa conta com vários momentos dedicados a conhecer o melhor do picante, e inclui também diversos momentos de animação. Uma das novidades é uma cerveja única com piri-piri que vai nascer nesta edição. O presidente do Município de Albufeira, José Carlos Rolo, admite que a iniciativa “insere-se na estratégia do executivo com vista à valorização de Albufeira enquanto destino turístico de excelência”.

Depois do sucesso alcançado na primeira edição do evento, o Festival do Piri-Piri está de regresso para 3 dias de muito picante. O evento é organizado pelo Município de Albufeira, com a colaboração do chef Nuno Bergonse, e da Junta de Freguesia da Guia. A edição deste ano conta com a participação de 20 produtores de malaguetas de vários pontos do país – mais 4 do que no ano anterior. O recinto vai também receber alguns expositores dedicados a mostrar molhos produzidos no estrangeiro.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira lembra a importância do Piri-Piri para a “identidade gastronómica do concelho, sobretudo no que diz respeito ao Frango da Guia”. José Carlos Rolo admite ainda que a iniciativa “insere-se na estratégia do executivo com vista à valorização de Albufeira enquanto destino turístico de excelência”. “Temos a expectativa de melhorar os resultados da primeira edição, e consolidar este Festival enquanto evento de referência no circuito gastronómico nacional”, acrescenta.

Ao longo dos 3 dias, o programa conta ainda com vários momentos de animação. No primeiro dia do evento, a programação inicia com uma sessão de “showcooking” a cargo do chef Glediston Santos, entre as 17h e as 18h30. Segue-se a atuação do DJ Carlos Bentes, a partir das 18h, e a performance de ginastas do Acro Al-Buhera, a partir das 19h30. De volta à cozinha, há nova demonstração às 18h30, desta feita a cargo de Miguel Gameiro e do chef Nuno Bergonse. Antes do concerto de encerramento de “Miguel Gameiro & Pólo Norte”, às 21h30, há ainda um workshop de “cocktails picantes”, com o Barman Francisco Guilherme, às 20h.

No sábado, dia 12 de julho, o programa começa logo às 12h30, com um concerto do “Duo Piri Piri”. Segue-se um workshop dedicado a “Plantar Piri-Piri”, onde os participantes vão poder aprender a semear piri-piri em pequenas hortas. Depois do concerto de “Manouchka”, às 15h30, haverá nova demonstração culinária com início previsto para as 15h30, a cargo do chef Mauro Sousa.

Ao longo do dia, destaque ainda para os concertos de “Pagode do Algarve”, às 16h30, e de “Jamaica Connection”, às 21h30. Pelo meio, tempo ainda para mais um workshop dedicado a explorar os sabores da malagueta no chocolate, com o chef Bruno Santos, às 18h, e para um concurso de picante, previsto para as 21h. Antes disso, a chef Ruth Falcão assume os destinos de mais uma demonstração culinária, às 19h30, dedicada aos sabores de Angola.

O terceiro e último dia do evento começa às 12h30, com animação musical assegurada pelo grupo “Al Fanfarre” e pelo conjunto “Ópera Picante”. O workshop “Temperos e Especiarias Picantes” acontece a partir das 14h30, e vai ser acompanhado pelo concerto de “Scooby Trio”, às 15h. Segue-se uma demonstração de “Mar picante”, a cargo do chef Renato Bonfim, às 16h, e um espetáculo de stand-up comedy “picante”, às 17h30. Tal como no dia anterior, o concurso de picante regressa a cena, a partir das 18h30. O festival encerra com o concerto de “Rédea Curta”, às 20h30.

A segunda edição do Festival do Piri-Piri acontece no Jardim dos Sentidos, na Guia, entre os dias 11 e 13 de julho. A entrada é livre. Uma das novidades da 2.ª edição do evento é a chegada da cerveja Dona Piri, produzida em Albufeira e que contém Piri-Piri.

partilhar:

Etiquetas | Tags

ver também

Festa de Encerramento das Atividades do Clube Avô
Entre as aulas de continuidade e as ações pontuais, o Clube Avô de Albufeira movimentou 1469 pessoas no passado ano letivo. As atividades permanentes contaram com a participação de 441 pessoas, de todas as Freguesias do concelho. A maioria é do sexo...

Partilhar