PRIMEIRO DIA DO “EDUCAÇÃO NO VERÃO” REUNIU TRÊS CENTENAS E MEIA DE CRIANÇAS NA ESCOLA DOS CALIÇOS

Versão de impressãoVersão PDF

Cerca de três centenas e meia de crianças, pais e encarregados de educação, técnicos da Divisão de Educação do Município de Albufeira e monitores estiveram reunidos na manhã de ontem na Escola Básica dos Caliços para o arranque do programa “Educação no Verão”, uma iniciativa dinamizada pela autarquia com o objetivo de ocupar os tempos livres dos mais pequeninos, numa altura do ano em que a atividade turística está no auge e os pais se veem confrontados com a difícil tarefa de preencher as férias escolares dos seus filhos em segurança. No ano em que se assinala a 10ª edição, o programa envolve a participação de mais de meio milhar de crianças, entre 2 de julho e 24 de agosto.  

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira fez questão de estar na abertura da iniciativa e aproveitou para dirigir algumas palavras aos pais e às crianças. José Carlos Rolo deu as boas vindas a todos, tendo sido recebido com um estridente bom dia por parte dos mais pequeninos, que desta forma demonstraram a alegria de poder participar no primeiro campo de atividades, que começou ontem e termina no próximo dia 13 de julho.

O presidente destacou que esta é a décima edição do “Educação no Verão”, programa que a autarquia tem vindo a realizar através da organização de atividades desportivas e lúdico-pedagógicas, de expressão criativa e cultural, com vista a dar resposta à necessidade de ocupar os tempos livres das crianças durante as férias escolares do verão, de forma lúdica mas sem esquecer a vertente pedagógica. “A educação não passa apenas pelas aulas de português, matemática e outras disciplinas obrigatórias e este programa tem isso em conta, sendo uma excelente oportunidade para transmitir regras e valores como o saber estar, o respeito pelos outros, a disciplina, a tolerância, entre outros valores fundamentais para o crescimento integral das nossas crianças”.

Dez anos de “Educação no Verão” é uma boa altura para fazer o balanço que o autarca considera “bastante positivo, uma vez que tem vindo a crescer ao longo dos anos, quer no que respeita ao número de participantes quer das atividades programadas”, no entanto já não há capacidade para continuar a crescer, disse “o programa envolve uma enorme logística (vários espaços para a realização das atividades, transportes, alimentação, segurança) e se relativamente a esta não há problemas, os recursos humanos (cerca de 50 adultos envolvidos em permanência) são a principal dificuldade, pelo que seria bom que o programa fosse replicado por clubes e associações – o que já acontece por exemplo com o Guia Futebol Clube, o Clube Desportivo de Ferreiras e o Imortal”.

Este ano o “Educação no Verão” integra novos espaços (bicicletas, berlindes, salão de jogos, discoteca e espaço zen) ao mesmo tempo que aposta essencialmente nas atividades de exterior indo ao encontro do conceito de férias ao ar livre. O programa inclui um passeio a Alte, atividades no Parque da Alfarrobeira, jogos de praia, natação, atividades aquáticas, Surf, capoeira, futebol, badminton, ritmos, zumba, yoga, golfe e muito mais atividades que prometem umas férias inesquecíveis.

Galeria de Fotos: 

Seção do Portal: 

Data de Publicação: 

03/07/2018