PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALBUFEIRA RECEBE VISITA DO EMBAIXADOR DE ITÁLIA EM PORTUGAL

O Embaixador de Itália em Portugal, Carlo Formosa, foi recebido, no passado dia 1 de outubro, pelo presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, no âmbito da deslocação do referido diplomata à região. Carlo Formosa, que se encontrava acompanhado pelo Cônsul Honorário de Itália no Algarve, Francesco Berrettini, referiu que a visita tem por objetivo conhecer a realidade do país, bem como os responsáveis das várias instituições a nível local.

“Foi uma coincidência feliz a visita realizar-se após as eleições que confirmaram a renovação do seu mandato, resultado do empenho e trabalho desenvolvidos em prol do desenvolvimento do concelho e da sua capacidade de atratividade a nível turístico”, sublinhou o Embaixador Carlo Formosa que aproveitou a ocasião para dar os parabéns a José Carlos Rolo pela sua recente vitória e convidar o autarca para um jantar na Embaixada, em Lisboa.

Carlo Formosa elogiou Portugal pela elevada taxa de vacinação, sendo que as questões que se prendem com a atual situação pandémica estiveram em destaque, nomeadamente através da troca de impressões relativamente à terceira dose da vacina, certificação digital e normalização das medidas nos diversos países. Os vinhos, o futebol e o comportamento dos turistas foram, igualmente, motivo de conversa.

José Carlos Rolo falou sobre os impactos negativos da pandemia a nível sanitário e do desemprego, com efeitos avassaladores numa região que vive maioritariamente do Turismo. “A atividade turística sofreu um enorme rombo a nível mundial e só agora começa a recuperar. Em Albufeira, os meses de agosto e setembro correram bem e continuamos com reservas para outubro e novembro. Estamos num momento de retoma da economia e preparados para receber os turistas de todas as partes do mundo, com todas as condições de segurança”.

O Embaixador Carlo Formosa é licenciado em Ciências Políticas pela Universidade LUISS de Roma, tendo iniciado a sua carreira diplomática em 1992, após um período na Direção-Geral dos Assuntos Económicos, trabalhando com países da ex-URSS e da Europa de Leste. Posteriormente, partiu para o estrangeiro para servir, primeiro, na Embaixada em Hanói e, depois, na de Teerão. Ao regressar a Roma, em 2003, foi nomeado chefe do Secretariado da Direção-Geral dos Países Mediterrâneos e Médio Oriente e, mais tarde, chefe do Gabinete responsável pelo Próximo Oriente e o Processo de Paz. Parte novamente para o exterior para coordenar as atividades políticas da Representação Permanente das Nações Unidas em Nova Iorque, para depois retornar a Itália, em 2013, e ocupar o cargo de chefe do Secretariado do Vice-Ministro das Relações Exteriores. Em janeiro de 2014 foi promovido a Ministro plenipotenciário. Da sua carreira fazem ainda parte os cargos de Vice-Presidente Executivo e Diretor de Relações Internacionais da Leonardo S.p.A. Em 2009 foi agraciado com o título de Cavaleiro Oficial da Ordem do Mérito da República.

X OPTO
O OPTO - o maior fórum de educação e formação a sul do Tejo voltou a ser um sucesso. De 17 a 19 de abril, mais de 10 mil jovens passaram pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira. Estudantes do 3.º ciclo e secundário, vocacional e profissional...