POESIA, MÚSICA, HISTÓRIAS E BOLO ASSINALAM 17.º ANIVERSÁRIO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL

A Biblioteca Municipal Lídia Jorge está quase festejar o seu 17.º aniversário. No dia 17, Ana Sofia Brito lança “Em breve, meu amor” e Ricardo Anastácio dará um concerto. O dia seguinte é para os mais novos e familiares, havendo “Bolinha de Música” e o sempre bem acolhido, bolo de Aniversário. A Biblioteca possui mais de 13 mil leitores inscritos e por mês, em média, são feitos cerca de 450 empréstimos, entre livros, filmes e Cd’s de música.

No ano que se comemoraram os 500 anos de atribuição de Foral a Albufeira, por D. Manuel I, inauguraram-se as novas instalações da Biblioteca Municipal de Albufeira. Foi em 17 de dezembro de 2004, contou com a presença de ilustres nomes da cultura, não faltando na animação, os mais célebres nomes da Literatura portuguesa, com “Fernando Pessoa” a fazer as honras da casa. Desde a década de 90 que a Biblioteca Municipal existia no Beco do Sol, espaço que depois deu lugar ao Arquivo Histórico. Posteriormente, foi-lhe atribuído nome de Lídia Jorge (7 de outubro de 2009), escritora com fortes ligações a Albufeira.

Para assinalar a efeméride há um programa para os dias 17 e 18 deste mês. A 17, sexta-feira, pelas 19h15, há o lançamento do livro “Em breve, meu amor”, de Ana Sofia Brito, o qual reúne textos que vão da prosa à poesia, ao que se seguirá um beberete e um concerto por Ricardo Anastácio. No dia seguinte, o programa é vocacionado para os mais novos. Às 15h00 há “Bolinha de Música”, histórias musicadas para toda a família, destinando-se no entanto a crianças dos 4 aos 10 anos de idade. Uma hora depois, chega a magia dos sentidos com 17 velas a brilhar: o grande bolo de aniversário.

Situada na Correeira, na Rua Sophia de Melo Breyner, a Biblioteca Municipal Lídia Jorge tem quatro setores de atendimento ao público, sala polivalente e bar, entre outros espaços, distribuídos por uma área de 1.259,80 metros quadrados. A Biblioteca possui mais de 13 mil leitores inscritos e cerca de 20.000 utilizadores, considerando a Rede de Bibliotecas Escolares. Por mês, em média, são feitos cerca de 450 empréstimos, entre livros, filmes e Cd’s de música.