ÉPOCA BALNEAR ARRANCOU EM ALBUFEIRA

A época balnear 2017 começou esta segunda-feira, 15 de maio, em Albufeira. A cerimónia de abertura teve lugar na praia da Inatel que, este ano, passou a dispor de uma rampa de acesso, tornando-se acessível a pessoas com mobilidade condicionada. A partir de agora é possível desfrutar das 25 praias do concelho galardoadas com Bandeira Azul de forma segura e acessível. A Autarquia equipou todas as zonas balneares com cadeiras/andarilhos e tiralôs, que facilitam o acesso ao areal e à água a pessoas com mobilidade reduzida.

A manhã do dia 15 de maio ficou marcada pelo arranque oficial da época balnear nas 25 praias de Albufeira, todas elas galardoadas com Bandeira Azul. A cerimónia decorreu na praia da Inatel, que está a ser alvo de uma empreitada de requalificação, que inclui a construção de uma rampa de acesso a pessoas e viaturas e a remodelação das infraestruturas de águas residuais pluviais, que permitirá gerir o escoamento das águas, evitando as descargas na praia.

“A praia é a nossa principal riqueza e temos uma responsabilidade enorme em cuidar das nossas praias, que continuam a ser recordistas em galardões de qualidade”, destacou Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara Municipal de Albufeira. Recorde-se que Albufeira voltou a ser líder nacional em Bandeiras Azuis, com 26 galardões (25 praias + Marina), e continua na linha da frente na categoria de Praias com Qualidade Ouro, com 22 zonas balneares classificadas. “Estas distinções vêm reforçar a imagem de um destino turístico que prima pela sua qualidade ambiental”, refere o autarca, salientando ainda que “Albufeira é a Capital do Turismo, com uma média de 7 milhões de dormidas por ano, o que significa que temos que manter os elevados padrões de qualidade e cativar cada um dos turistas que nos visita para que fique com vontade de regressar. Esta é a melhor publicidade que podemos ter”, conclui.

Durante a cerimónia foi realizada uma simulação de Afogamento e Salvamento a Banhistas, com recurso aos meios da Autoridade Marítima, ANSA, Instituto de Socorros a Náufragos e Polícia Marítima, entre os quais uma lancha de alta velocidade e uma mota de salvamento. Já no areal estiveram em exposição diversos veículos utilizados pelo Município na limpeza das praias através da recolha de resíduos. Recorde-se que a responsabilidade da limpeza das praias cabe à Autarquia, que durante a época balnear recolhe em média 4 toneladas de lixo por dia.

A assistir estiveram as várias entidades envolvidas - concessionários, Autoridade Marítima, GNR, Bombeiros Voluntários, ANSA, Aquaform e Região de Turismo do Algarve – e ainda os alunos do Jardim de Infância e EB1 de Ferreiras, EB 2,3 de Ferreiras, EB1 de Olhos de Água, Escola Básica e Secundária de Albufeira, e Escola Secundária de Albufeira.

“Só é possível viver Albufeira em equipa e estamos aqui hoje a inaugurar mais uma época balnear graças ao esforço de um conjunto de pessoas que trabalham arduamente durante todo o ano para que isso seja possível”, destacou Ana Vidigal, vereadora da Câmara de Albufeira com o pelouro do Ambiente. A dirigente agradeceu aos funcionários municipais, aos cerca de 80 concessionários e a todas as entidades com responsabilidade na orla costeira, “sem os quais não seria possível viver em segurança estes momentos de lazer e fruição daquele que é um espaço maravilhoso- a praia- que é a nossa galinha dos ovos de ouro”. A vereadora agradeceu ainda às crianças e jovens das escolas, “que nos têm ajudado muito naquilo que é a promoção e divulgação de uma cultura de segurança e de qualidade através das ações de educação ambiental promovidas pelo Município nas escolas e nas praias”.

Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve, também destacou a importância do trabalho em equipa: “O Algarve tem este ano 88 Bandeiras Azuis, tem mais de 50 praias acessíveis, sendo cada vez mais importante anteciparmos a época balnear, para que os turistas possam usufruir das nossas praias em segurança, e isso só é possível com a parceria entre todos”. Refira-se que Albufeira tem assegurado, desde 2009, o alargamento do período de funcionamento da época balnear, contado com a colaboração de todas as entidades para garantir a segurança dos veraneantes e certificar a qualidade da água balnear durante muito mais tempo.

Do programa constou ainda a entrega simbólica de uma cadeira/andarilho e de um tiralô, que facilitam o acesso ao banho e a deslocação no areal a pessoas com mobilidade reduzida. Este ano, para além das 14 praias que ostentam o galardão de “Praia Acessível”, todas as zonas balneares vão passar a dispor deste tipo de equipamento, num investimento que rondou os 50 mil euros com a aquisição de 10 tiralôs e 23 cadeiras/ andarilhos. “Albufeira é um destino inclusivo, que se preocupa em criar condições para que todos possam usufruir das praias com todo o conforto e segurança”, realça o presidente da Câmara Municipal, que este ano candidatou mais uma praia - a da Inatel- que reúne agora condições para erguer o estandarte de acessibilidade. A vereadora Ana Vidigal explica que “a Autarquia tem tido uma preocupação extrema com as questões da acessibilidade e da igualdade, procurando dotar todas as praias com equipamentos que permitem um igual acesso e fruição da praia a todos os banhistas, sem restrição”.

“Até 15 de outubro, todas as praias de Albufeira oferecem condições de segurança, informação e acessibilidade para que esta seja mais uma grande época balnear”, garantiu o presidente Carlos Silva e Sousa.

X OPTO
O OPTO - o maior fórum de educação e formação a sul do Tejo voltou a ser um sucesso. De 17 a 19 de abril, mais de 10 mil jovens passaram pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira. Estudantes do 3.º ciclo e secundário, vocacional e profissional...