PESSOA INSPIRA EXPOSIÇÃO NA GALERIA JOÃO BAILOTE

Teria Fernando Pessoa preferido a arte musical dos sons à arte literária se não tivesse perdido tão precocemente, ainda na infância, o pai, Joaquim de Seabra Pessoa, amador e crítico de música? Tentar responder a esta pergunta foi o ponto de partida para a criação plástica de Sandra Eveline de Almeida (ALLMES), cuja exposição terá a sua abertura na próxima sexta feira, na Galeria Municipal João Bailote. Para ver até 30 de novembro.

A partir da próxima sexta feira é possível a apreciar na Galeria Municipal João Bailote a exposição “Fernando Pessoa e a Música: As Outras Vozes do Poeta”, da artista plástica Sandra Eveline de Almeida (nome artístico: ALLMES).

Segundo a autora, o ponto de partida para este trabalho foi o de saber se Fernando Pessoa não teria escolhido a arte musical, caso não tivesse perdido precocemente o pai, que era crítico de Música no Diário de Notícias. Tendo sido apresentado como dissertação de mestrado à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, o tema, defendido com êxito, teve por título: “Fernando Pessoa e a Música: As Outras Vozes do Poeta”. Agora, com esta exposição realizada pela Câmara Municipal de Albufeira e AllmeS, que se dedica às tintas desde 2009, a autora tem por objectivo convocar o público à reflexão sobre o tema. “O desafio da pesquisa cumpriu, na altura, com o seu propósito de apresentação dos principais divulgadores musicais da obra poética pessoana – compositores e intérpretes que, para o formato musical, emprestaram o talento para a execução de composições e/ou as suas vozes ao poeta. Ao cantarem os versos melódicos de Fernando Pessoa, na diversidade de ritmos sugeridos para os seus textos, encantaram e encantam os amantes da literatura e da música”, refere Sandra Eveline de Almeida.

Brasileira e com cidadania portuguesa, Sandra Eveline de Almeida é licenciada em Letras Vernáculas e respetivas Literaturas de Língua Portuguesa pela UCSAL - Pontifícia Universidade Católica do Salvador - e Mestre em Literatura de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino pela FLUC - Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Storyteller e também amante das Artes, segue com a Literatura ao tentar prosseguir os estudos em Portugal onde vive actualmente.

Para ver até 30 de novembro.