PARTA À DESCOBERTA DO CENTRO ANTIGO DE ALBUFEIRA

O Município de Albufeira tem um novo percurso pedestre e desafia residentes e turistas a partirem à descoberta do Centro Antigo da cidade. Trata-se de um circuito urbano, com um traçado principal e três trajetos complementares, que permite a quem gosta de caminhar descobrir a história, o património e os principais pontos de interesse da zona. Para facilitar a visita, foram integrados todos os percursos pedestres do concelho numa aplicação móvel (APP), disponível para dispositivos IOS e Android. Para aceder, basta fazer “download” da aplicação nas respetivas store`s com a denominação “Percursos Pedestres de Albufeira”. Embarque nesta viagem e surpreenda-se a cada recanto!

O Percurso do Centro Antigo tem o seu início e término no Posto Municipal de Turismo de Albufeira, onde os caminhantes irão encontrar um totem com toda a explicação do percurso, distância, altimetria, o património a visitar e o modelo das placas a seguir, as quais se encontram afixadas ao chão. Trata-se de um percurso circular, com 7,1 km, de nível II (Fácil), com 3 variantes para quem não queira percorrer a sua totalidade.

A partir do Posto Municipal de Turismo, localizado junto à entrada principal da cidade, faz-se um desvio em direção à Ermida de Nossa Senhora da Orada, padroeira dos pescadores, e à zona da Marina, antes de partir à descoberta da estátua do Beato Vicente e das igrejas de Sant`Ana, São Sebastião (Museu de Arte Sacra) e Igreja Matriz. Já na antiga Praça de Armas, atualmente Praça da República, observe a magnífica Torre do Relógio, ex-Libris de Albufeira, faça uma pausa e prepare-se para visitar o Museu Municipal de Arqueologia. Terminada a visita, pode optar por encurtar caminho pela Rua da Bateria até encontrar de novo o percurso junto à Porta de Sant`Ana, ou seguir o traçado principal, que passa pela Capela da Misericórdia e o edifício da antiga Albergaria, antes de chegar aos vestígios da antiga Muralha do Castelo. Desça a Rua João de Deus até à baixa da cidade, depois siga em direção ao Largo Engº Duarte Pacheco e visite a Galeria de Arte Pintor Samora Barros. Estamos quase a chegar ao fim, agora vá até ao Cais Herculano, conheça o local da antiga Praça do Peixe, mesmo sobre o areal da Praça dos Pescadores e, antes de regressar ao ponto inicial, visite o monumento ao Pescador, uma homenagem do Município ao povo de Albufeira e às tradições piscatórias.

O percurso já está disponível na APP dos Percursos Pedestres de Albufeira e os folhetos podem ser solicitados em todos os postos de Turismo do concelho. Brevemente, irão, também, ser instalados painéis explicativos com informação detalhada em português, inglês e em braile sobre os principais monumentos e equipamentos existentes ao longo do percurso.

Se ainda não se aventurou pelos restantes percursos que o Município de Albufeira tem à sua disposição, então está mais do que na hora de descobrir o que a natureza tem para lhe oferecer no interior do concelho. Prepare a mochila e venha conhecer os três percursos localizados na bonita aldeia de Paderne: Castelo, São Vicente e Cerro Grande. Noutro dia à sua escolha faça a Via Algarviana, um percurso de 29,3 km que liga Albufeira a Alte, no concelho de Loulé. Refira-se que estes percursos podem ser apreciados inclusivamente por pessoas com deficiência ou dificuldades motoras, graças à Jolette, uma bicicleta especial que permite que todos possam usufruir da visita. O referido equipamento encontra-se disponível no Posto Municipal de Turismo de Albufeira, sendo que para reservar basta ligar  para o 289 599 502 ou fazer o pedido presencialmente.

Documentos | Anexos