“PALAVRAS COM QUE BRINCO E APRENDO” VAI SER APRESENTADO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALBUFEIRA

O 2º volume da obra “Palavras com que Brinco e Aprendo”, de José Ruivinho Brasão, vai ser apresentado no próximo dia 15 de outubro, pelas 16h30, na Biblioteca Municipal Lídia Jorge. A publicação, que retrata a tradição oral do Concelho de Albufeira, conta com ilustração da designer Inês do Carmo Gonçalves, aluna da Universidade do Algarve, e a colaboração do grupo de cantares Moças Nagragadas, da APEOralidade, na recolha de informação.

“Palavras com que Brinco e Aprendo” é uma edição da Associação de Pesquisa e Estudo da Oralidade (APEOralidade), da autoria de José Ruivinho Brasão, que tem como público-alvo crianças dos 6 aos 10 anos.

Trata-se de uma trilogia (1º volume, publicado em 2015, destina-se aos mais pequeninos, até aos 2 anos; estando o 3º volume, dos 10 aos 12 anos, prestes a ser editado), que tem por objetivo sensibilizar os jovens para a riqueza do património oral, ao mesmo tempo que pretende suscitar o interesse pela pesquisa nas escolas da região.

A obra resulta de um projeto de investigação no âmbito do Património Oral, iniciado na região do Algarve em 1994, sendo que este 2º volume reúne dados recolhidos essencialmente na freguesia de Paderne (Albufeira). A iniciativa partiu de uma equipa de docentes, que se dedicou a estudar a temática nas comunidades de Paderne e Boliqueime, constituída por Ruivinho Brasão, Maria Isabel Lima, Solange Castro e Brito e Dulcelina Coelho. No âmbito da ação de pesquisa efetuada em Paderne, surgiu, em 1998, a publicação “Os Provérbios Estão Vivos no Algarve” a que se seguiu “Os Provérbios Estão Vivos em Portugal”.

Este 2º vol. de “Palavras com que Brinco e Aprendo” é uma publicação com 126 páginas, constituída para além das lengalengas e dos trava-línguas, por contos, adivinhas, quadras e provérbios. Compreende, na primeira parte, 52 linquintinas que se agrupam em três capítulos: o cap. 1 com 40 lengalengas distribuídas por 4 sectores; o cap. 2 com o trongomongo e outras estórias; o cap.3 com 12 trava-línguas. A segunda parte é preenchida pelo conto “A lebre e a leoa”, que foi recolhido em Ferreiras. A terceira parte inclui 60 adivinhas, a quarta parte compreende 35 quadras do cancioneiro tradicional e a quinta, e última parte, integra 67 provérbios.

Ruivinho Brasão é presidente da APEOralidade, uma associação com origem em Paderne e sede em Albufeira, criada em 2002, que dedica a sua atividade à investigação e publicação bibliográfica e fonográfica da Literatura Oral Popular Tradicional, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira mediante a realização de um protocolo de colaboração.

X OPTO
O OPTO - o maior fórum de educação e formação a sul do Tejo voltou a ser um sucesso. De 17 a 19 de abril, mais de 10 mil jovens passaram pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira. Estudantes do 3.º ciclo e secundário, vocacional e profissional...