“O ÚLTIMO DIA DE UM CONDENADO” COM VIRGÍLIO CASTELO

“O último dia de um condenado” sobe ao palco do Auditório Municipal de Albufeira, no próximo dia 12 de maio (sábado), pelas 21h30. A peça, com interpretação de Virgílio Castelo, é uma adaptação de um texto original de Victor Hugo, publicado em 1862, considerado um manifesto a favor da abolição da pena de morte. Bilhetes à venda nos locais habituais.

“O último dia de um condenado” é uma adaptação a partir da obra homónima de Victor Hugo, com encenação de Paulo Sousa Costa e interpretação de Virgílio Castelo, que versa sobre as últimas horas de um homem que está no “corredor da morte”, com o fim iminente à sua espera. É uma crítica mordaz à pena de morte, onde o autor questiona a justiça por tamanha barbaridade que é tirar a vida a um ser humano, mesmo que seja culpado por um crime de sangue.

Foi no mês de maio do ano de 1885 que Victor Hugo se despediu da vida e é neste mês que Albufeira lembra o grande romancista francês e uma das suas obras mais emblemáticas, a partir de uma adaptação ao teatro: “O último dia de um condenado”.

Victor Hugo sempre esteve contra a pena de morte e chegou a escrever ao Diário de Notícias quando Portugal aboliu a pena de morte: "Está pois a pena de morte abolida nesse nobre Portugal, pequeno povo que tem uma grande história": assim diz o célebre romancista numa carta publicada naquele Jornal e endereçada a Eduardo Coelho, o fundador do jornal. A carta está datada de "Hauteville-House, 2 de julho de 1867", dia seguinte ao da abolição da pena capital em Portugal, Lei aprovada no reinado de D. Luís e pioneira na Europa.

O texto, um original de Victor Hugo, publicado quando tinha apenas 27 anos, foi uma tomada de posição política que lançou um profundo debate sobre a abolição da pena de morte. A não perder.

Os bilhetes custam € 5,00 e estão à venda na Câmara Municipal de Albufeira/CIAC e Biblioteca Municipal Lídia Jorge, nos dias úteis (9h00 – 13h00| 14h00 – 16h00) e no Auditório Municipal, no dia do espetáculo, entre as 19h30 e as 21h15.